Volta ao Algarve: Paul Seixas vence na Fóia à frente de Juan Ayuso e João Almeida

Chegada em montanha faz diferenças

Seguir Autor:

A carregar o vídeo ...
A festa de Paul Seixas no Alto da Fóia após alcançar a 1.ª vitória como profissional

A primeira chegada em montanha na Volta ao Algarve provocou, como se esperava, alterações na classificação geral, fazendo também uma primeira seleção quanto a favoritos.

Com cinco ciclistas a destacarem-se nos dois quilómetros finais, dos quase nove que teve a subida à Fóia, o luso-francês Paul Seixas (Decathlon) venceu a etapa, com o espanhol Juan Ayuso (Lidl-Trek) em segundo, sendo que João Almeida (Emirates), fechou o pódio.

Trata-se da primeira vitória profissional de Paul Seixas, de 19 anos, numa corrida onde, curiosamente, Tadej Pogacar (Emirates) se estreou a vencer na carreira em 2019. O ciclista da Decathlon é tido como uma das grandes promessas atuais do pelotão mundial, depois de em 2025 já ter mostrado o seu valor, por exemplo, ao ser terceiro no Europeu de estrada, apenas atrás de Tadej Pogacar e Remco Evenepoel. Conseguiu outros top 10, no Dauphiné e Volta à Lombardia, além de ter vencido a Volta à França do Futuro.

Juan Ayuso passa a ser o novo camisola amarela, com o mesmo tempo de Paul Seixas, e com João Almeida a sete segundos de ambos.

São estas as diferenças entre os três principais candidatos à entrada para mais uma etapa decisiva, o contrarrelógio desta sexta-feira, em Vilamoura, na distância de quase 20 km.

A etapa desta quinta-feira teve na subida final à Fóia o seu epílogo, com a Lidl-Trek de Juan Ayuso a impor o ritmo logo desde o início, isto já depois de o espanhol ter conseguido mais um segundo de bonificação num ponto quente. 

E quando Juan Ayuso acelerou um pouco levou consigo Paul Seixas e João Almeida. O português ainda chegou em determinado momento a perder o contacto com o duo, mas recolou pouco depois. Mais tarde, juntou-se ao trio Matthew Riccitello (Dectahlon) e Oscar Onley (INEOS).

Já no último km, em estrada estreita e com mau piso, João Almeida tomou a iniciativa, mas viriam a ser Seixas e Ayuso a entrarem na frente com a meta à vista, com o luso-francês a levar a melhor no risco.

A etapa ficou ainda marcada pela queda de Tiago Antunes, à entrada para os últimos 10 km. O ciclista da Efapel continuou a etapa, mas com várias escoriações na cara, sendo depois 123º na Fóia, já a mais de 16 minutos do vencedor.

Confira as classificações.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Ciclismo Notícias
Notícias Mais Vistas