_
O objetivo era a vitória, mas... ainda correu melhor à Bahrain Victorious, equipa que tinha esta etapa marcada para Afonso Eulálio. Quem o revelou foi Aart Vierhouten, diretor desportivo que acompanhou o ciclista português durante toda a etapa na fuga.
"Ontem, num grupo com cerca de 40 ciclistas, ele terminou em 6.º e vimos que estava mesmo muito bem. Tínhamos este dia apontado na agenda para ele, porque sabíamos que era capaz de lutar pela vitória. A presença dele na fuga não foi coincidência e esteve muito ativo nos quilómetros iniciais, se calhar até demais", afirmou o holandês em declarações à Eurosport, revelando, com a emoção à flor da pele, o que ia dizendo a Eulálio nos quilómetros finais.
"Não tínhamos a ganhar, apenas a perder. A queda foi um grande susto, mas correu bem e ele sabia o que estava a fazer. Dizíamos para ele manter o ritmo e não correr risco. Vamos aproveitar e dormir com um sorriso na cara! Mamma mia...", concluiu.