A 12.ª etapa do Giro, um contrarrelógio individual de 42 quilómetros, provocou a alteração do líder, que passou agora a ser Rigoberto Uran (Omega). O colombiano destronou o australiano Cadel Evans (BMC), depois de arrasar esta quinta-feira no “crono”, cumprindo a distância em 57.34 minutos, menos 1.17 minutos que o italiano Diego Ulissi (Lampre) e 1.34 que Evans.
A classificação geral é então comandada por Uran, seguido de Evans, a 37 segundos, enquanto o polaco Rafa Majka (Tinkoff) manteve o terceiro lugar, agora a 1.52 minutos.
André Cardoso (Garmin) esteve modesto numa etapa que não se adapta às suas características, ao ser o 118.º mais rápido (a 7.52 minutos), mas ainda assim só desceu um lugar na geral, para 32.º (a 26.03 minutos). Esta foi, aliás, a primeira vez que o ciclista português desceu na tabela, depois de ter vindo sempre a subir, desde que foi relegado à penúltima posição no final da primeira etapa, devido a queda.