Filippo Ganna vence contrarrelógio e Tadej Pogacar reforça liderança no Giro

Esloveno foi 2.º, apenas atrás do italiano, mas deixou concorrência bem longe

• Foto: Reuters

Tadej Pogacar pode não ter vencido o contrarrelógio deste sábado no Giro'2024, mas é cada vez mais líder da prova transalpina. Segundo na meta da 14.ª etapa, apenas atrás do intratável Filippo Ganna, a 29 segundos, o esloveno da UAE Emirates reforçou o seu estatuto no topo da tabela, agora com quase 4 minutos para o concorrente mais direto, que passa a ser Geraint Thomas (a 3.41 minutos).

Na estrada, nos 31 quilómetros de um contrarrelógio plano entre Castiglione delle Stiviere e Desenzano del Garda, Ganna mostrou a sua superioridade neste tipo de percursos, destruíndo por completo a concorrência. Pogacar ainda andou na frente no primeiro parcial de referência, mas a situação mudaria de figura nos seguintes, com a tal vantagem de meio minuto. Seguiu-se o esloveno e, já num mundo à parte, os restantes, com o holandês Thymen Arensman a ser o que cedeu menos tempo, mas já a 1.07 minutos. No meio desta batalha, Geraint Thomas acabou por ser o melhor dos outros candidatos ao pódio, ao fechar em 4.º, a 1.14 de Ganna. Isto enquanto Daniel Martínez acabou por ser o grande derrotado, ao ser 14.º e a perder 31 segundos para Thomas.

Com este desfecho, o colombiano desce a terceiro, agora a 3.56 de Pogacar e com 15 segundos de atraso para Thomas. Uma situação de corrida que deixa tudo bem encaminhado para o esloveno, que no domingo poderá dar a machadada final antes de gerir na derradeira semana. É que amanhã há uma etapa de 222 quilómetros, com chegada em alto a Livigno, aos 2385 metros.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Giro
Notícias
Notícias Mais Vistas