1.º Geraint Thomas, 76:25.51 horas
2.º Primoz Roglic, a 29 segundos
3.º João Almeida, a 39 segundos
4.º Eddie Dunbar, a 3.39 minutos
5.º Damiano Caruso, a 3.51 minutos
6.º Lenard Kamna, a 4.27 minutos
7.º Thibaut Pinot, a 4.43 minutos
8.º Andreas Leknessund, a 4.47 minutos
9.º Thymen Arensman, a 4.53 minutos
10.º Laurens de Plus, a 5.52 minutos
1.º Filippo Zana, 4:25.12 horas
2.º Thibaut Pinot, m.t.
3.º Warren Barguil, 50 segundos
4.º Derek Gee, a 1.03 minutos
5.º Aurélien Paret-Peintre, a 1.24 minutos
6.º Marco Frigo, m.t.
7.º Primoz Roglic, a 1.56 minutos
8.º Geraint Thomas, m.t.
9.º João Almeida, a 2.17 minutos
10.º Eddie Dunbar, a 2.32 minutos
João Almeida corta a meta no 9.º lugar, perde tempo Geraint Thomas e Primoz Roglic e cai para terceiro da geral.
Filippo Zana leva a melhor no sprint final sobre Thibaut Pinot e vence a 18.ª etapa!
João Almeida está sozinho, mas há um português a correr a pé a correr a seu lado! Tem os olhos postos nas bicicletas de Roglic e Geraint Thomas!
Estamos a entrar no último quilómetro, sempre a subir!
Thibaut Pinot voltou a passar em primeiro lugar numa contagem de montanha, agora em Coi, de segunda categoria.
Jay Vine sai de estrada na descida e João Almeida, que vem imediatamente atrás, fica sozinho!
João Almeida continua na luta, perdeu terreno mas com a ajuda de Jay Vine recuperou terreno para Geraint Thomas e Primoz Roglic! É caso para se dizer 'ufa'!
Está ultrapassado o pico de Coi, os da frente já descem a montanha. João Almeida está a ser 'rebocado' por Jay Vine e já só está a 14 segundos dos homens da geral.
Primoz Roglic faz um novo arranque e deixa Geraint Thomas para trás. João Almeida faz de tudo para recuperar uma diferença de 20 segundos para os homens da geral. Estamos a pouco mais de 5 quilómetros da meta.
Na frente continuam Thibaut Pinot e Filippo Zana. João Almeida está nesta altura a perder tempo para Roglic na geral, o português vai ter de dar tudo na descida.
João Almeida tem junto a si Jay Vine, que puxa pelo português. Junto aos dois homens da Emirates está Andreas Leknessund, ex-camisola rosa.
Primoz Roglic 'desperta dos mortos' e começa a acelerar. Afinal a 'quebra' do esloveno foi bluff... João Almeida parece estar em dificuldades, mas o português acaba por recuperar.
Derek Gee também cede, na frente ficam apenas Thibaut Pinot e Filippo Zana. Mais atrás, estão com João Almeida 'apenas' dois homens da UAE Team Emirates.
A subida é muitíssimo dura, Aurélien Paret-Peinte, Marco Frigo e Warren Barguil perdem contacto com o grupo da frente. Mais atrás João Almeida continua 'colado' a Geraint Thomas. A vantagem dos três primeiros é de pouco mais de 4 minutos, faltam 8 quilómetros para a meta.
Começa a subida à penúltima montanha do dia, no topo da qual está uma contagem de segunda categoria. Segue-se uma pequena descida e nova ascenção, desta feita para a meta. Nos próximos quilómetros há pendentes acima de 10 por cento, uma delas é de 22 por cento! Estamos a 10 quilómetros do final da etapa, o grupo da frente segue com uma vantagem de 4.40 minutos.
Bonificações
1.º Thibaut Pinot, 3 segundos
2.º Warren Barguil, 2 segundos
3.º Aurélien Paret-Peintre, 1 segundo
Os da frente já começaram a descer a montanha, rumo a um sprint intermédio no vale, antes da penúltima subida. A vantagem para o pelotão é de 4 minutos e meio. João Almeida continua a rolar a bom ritmo, bem escudado pelos companheiros de equipa, com a Ineos no comando do grupo. Estamos a 20 quilómetros da meta!
1.º Thibaut Pinot, 195 pontos
2.º Ben Healy, 164 pontos
3.º Davide Bais, 144 pontos
3.º Einer Augusto Rubio, 118 pontos
5.º João Almeida, 55 pontos
Thibaut Pinot troca de bicicleta mas mantém-se no grupo da frente. Vadim Pronskiy começa a perder contacto com os fugitivos.
?? ↔? ??@ThibautPinot #Giro #GirodItalia pic.twitter.com/1B9dHvuRMp
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 25, 2023
Geraint Thomas tem dois escudeiros da Ineos consigo e João Almeida conta com quatro homens da UAE Team Emirates. A diferença para os da frente baixou dos 6 minutos.
@INEOSGrenadiers setting the tempo on the climb
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 25, 2023
.
@INEOSGrenadiers a fare il ritmo in salita adesso #Giro #GirodItalia pic.twitter.com/z6wQ603354
A vantagem dos da frente já é de 6 minutos e Thibaut Pinot, que começou a etapa em 13.º, a 6.48 minutos de Geraint Thomas, está nesta altura a menos de 1 minuto da camisola rosa! Estamos perto do final desta subida, a 29 quilómetros da meta.
Primoz Roglic está na cauda do pelotão, que se passará com o esloveno da Jumbo?
Os ciclistas já sobem rumo ao topo de Forcella Cibiana. O asfalto está em bom estado mas a inclinação, sobretudo nos últimos quilómetros, promete! A fuga leva 5 minutos e meio de vantagem.
Dentro de poucos quilómetros começa a subida a Forcella Cibiana, com uma contagem de montanha de 1.ª categoria.
1.º Jonathan Milan, 215 pontos
2.º Derek Gee, 133 pontos
3.º Pascal Ackermann, 95 pontos
4.º Michael Mattews, 93 pontos
5.º Toms Skujins, 79 pontos
1.º Derek Gee, 12 pontos
2.º Warren Barguil, 8 pontos
3.º Thibaut Pinot, 6 pontos
4.º Marco Frigo, 5 pontos
5.º Filippo Zana, 4 pontos
6.º Aurélien Paret-Peintre, 3 pontos
7.º Vadim Pronskiy, 2 pontos
Ao integrar esta fuga, Thibaut Pinot não só se lançou na luta pela camisola da montanha, como também pode vir a galgar muitos lugares na geral. Se a etapa terminasse agora o ciclista francês subia ao quarto lugar, a 1.37 minutos de Geraint Thomas, o detentor da camisola rosa. Vamos ver o que acontece nestes 45 quilómetros finais e nas últimas montanhas.
A Ineos comanda o pelotão, com a UAE Emirates de João Almeida logo atrás. As próximas subidas prometem... A fuga já leva 5 minutos de vantagem.
7 riders are leading the race!
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 25, 2023
Aurélien Paret-Peintre (AG2R Citroën), Warren Barguil (Arké-Samsic), Vadim Pronskiy (Astana Qazaqstan), Derek Gee, Marco Frigo (Israel-PremierTech), Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) e Filippo Zana (Jayco AlUla).
LIVE ??https://t.co/j8ggiiKeUQ#Giro… pic.twitter.com/07AzVx1zxF
O grupo da frente - composto por Aurélien Paret-Peintre, Vadim Pronskiy, Thibaut Pinot, Marco Frigo, Derek Gee, Warren Barguil e Filippo Zana - está agora a poucos quilómetros do primeiro sprint intermédio do dia, em Pieve di Cadore, e leva 4.31 minutos de vantagem para o pelotão. Faltam 57,5 quilómetros para o final da etapa.
Every Admin worth his salt has his official car.
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 25, 2023
Here's mine.#Giro #GirodItalia pic.twitter.com/0epXzbV6zN
Vamos entrar agora numa zona de vale, com cerca de 50 quilómetros, antes da subida a Forcella Cibiana, no topo da qual está uma contagem de primeira categoria. Há um sprint intermédio dentro de uns 30 quilómetros. O grupo da frente segue com 2 minutos de vantagem para o pelotão, estamos a 83 quilómetros da meta.
1.º Ben Healy,1 64 pontos
2.º Thibaut Pinot, 157 pontos
3.º Davide Bais, 144 pontos
3.º Einer Augusto Rubio, 118 pontos
5.º João Almeida, 55 pontos
1.º Thibaut Pinot, 3 pontos
2.º Derek Gee, 2 pontos
3.º Aurélien Paret-Peintre, 1 ponto
O grupo da frente, com 1.43 minutos de vantagem para o pelotão, começa a subida a Pieve d'Alpago. João Almeida, bem escudado pela UAE Emirates, controla o camisola rosa no pelotão. Estamos a 96 quilómetros da meta e ainda falta muita montanha!
Os perseguidores juntam-se ao grupo da frente. Neste momento são 7 os fugitivos.
Nesta altura os ciclistas seguem rumo a um vale (a descida não é muito acentuada), antes da segunda dificuldade do dia, o Pieve d'Alpago, no topo do qual está uma contagem de montanha de 4.ª categoria. Temos um grupo de cinco ciclistas (Thibaut Pinot, Marco Frigo, Aurélien Paret-Peintre, Derek Gee e Filippo Zana) com 30 segundos de vantagem para os perseguidores - Vadim Pronskiye Warren Barguil -, 1.38 minutos para o pelotão.
1.º Ben Healy, 164 pontos
2.º Thibaut Pinot, 144 pontos
3.º Davide Bais, 144 pontos
3.º Einer Augusto Rubio, 118 pontos
5.º João Almeida, 55 pontos
Passagem pelo Passo della Crosetta (1.ª categoria)
1.º Thibaut Pinot, 40 pontos
2.º Marco Frigo, 18 pontos
3.º Aurélien Paret-Peintre, 12 pontos
4.º Derek Gee, 9 pontos
5.º Filippo Zana, 6 pontos
6.º Vadim Pronskiy, 4 pontos
7.º Warren Barguil, 2 pontos
8.º Einer Augusto Rubio, 1 ponto
?? Passo della Crosetta @ThibautPinot @GroupamaFDJ #Giro #GirodItalia pic.twitter.com/62F8bnPj89
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 25, 2023
Roglic parece não estar confortável na etapa, há homens da Jumbo que ficam para trás para rebocar o 3.º classificado da geral. Será 'bluf'? Vamos ver... A Ineos aproveita para acelerar.
Jack Haig, Warren Barguil, Lorenzo Fortunato, Veljko Stojnic e Stephen Williams lançam um contra-ataque e destacam-se do pelotão.
Derek Gee, Thibaut Pinot, Marco Frigo, Filippo Zana e Aurélien Paret-Peintre seguem isolados na frente, com uma vantagem de 47 segundos para o pelotão. São perseguidos por Vadim Pronskiy, a 17 segundos.
Thibaut Pinot, Marco Frigo e Derek Gee tentam escapar na subida no grupo dos fugitivos mas acabam por ser apanhados pelos outros dois. O pelotão tem cerca de 30 unidades.
Atenção que Primoz Roglic, terceiro na geral, parece estar a passar por dificuldades. Já são muitos dias de prova e hoje ainda temos muita montanha pela frente. Vamos ver se o chefe de fila da Jumbo tem pernas para aguentar etapa.
O pelotão está muito alongado, João Almeida continua no grupo do camisola rosa, com a Jumbo a puxar. Na frente sete ciclistas tentam escapar. São eles Derek Gee, Alessandro Tonelli, Thibaut Pinot, Marco Frigo, Filippo Zana, Jack Haig e Aurélien Paret-Peintre.
Já se sobe ao Passo della Crosetta. Há um pequeno grupo que acelera, com Derek Gee no comando, mas vamos ver se têm pernas para o que aí vem.
Luis León Sánchez, Jack Haig, Alexandre Delettre e Davide Gabburo ensaiam uma fuga mas a vantagem para o pelotão ainda é escassa. Vamos começar a subida ao Passo della Crosetta dentro de poucos quilómetros. Lá em cima há uma contagem de montanha de primeira categoria.
#Giro When you see today’s profile ??. #WeAreUAE https://t.co/g44DGMDZOg
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) May 25, 2023
O pelotão está muito alongado, na frente as equipas tentam colocar alguns dos seus homens numa boa posição para o ataque à primeira montanha. Há um grupo de 25 ciclistas na cabeça da corrida.
Já foram percorridos 10 quilómetros e ainda ninguém conseguiu escapar. Faltam mais ou menos 20 quilómetros para atingirmos a primeira subida do dia.
Temos agora um grupo de 12 ciclistas na liderança da corrida, mas a vantagem é ínfima. O pelotão reage e há vários ataques.
É dada a partida oficial, começam as tentativas de fuga. Thomas Champion (Cofidis) e Michael Matthews (Jayco) saltam para a frente.
Já se pedala em Itália! Os 126 ciclistas partem rumo a Val di Zoldo! O tempo é bom, o sol brilha em Oderzo, vamos ver se a chuva aparece durante a etapa, como tem sido habitual nesta grande volta.
We're underway!
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 25, 2023
.
Partiti!#Giro #GirodItalia pic.twitter.com/azEWgd7Hgp
João Almeida antes da partida: "É a primeira de três etapas difíceis, se calhar vamos ser conservadores. Vamos ver o que os outros fazem e se tivermos alguma oportunidade, vamos aproveitar.
Vamos ver como acontece a etapa, a fuga. Estou numa boa posição, perto do Garaint, o Primoz é que tem de ganhar tempo. Talvez possa relaxar um pouco e ver como as coisas correm.
Se Primoz vai atacar? Não, por causa de amanhã. Mas se ele atacar não ficarei surpreendido, temos de estar, e estaremos, atentos."
Legends @vincenzonibali @ivanbasso #Giro #GirodItalia pic.twitter.com/nVyd9ZME7e
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 25, 2023
Ver essa foto no Instagram
"Any tips for today, @vincenzonibali?"#Giro #GirodItalia @Movistar_Team pic.twitter.com/n6jLow7GIH
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 25, 2023
Happy birthday @GeraintThomas86
— INEOS Grenadiers (@INEOSGrenadiers) May 25, 2023
We see the @giroditalia has already got you some presents to open later… pic.twitter.com/6hUp5VmEw5
Ciao Oderzo! #Giro #GirodItalia pic.twitter.com/3wK8NNFRNx
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 25, 2023
Here and ready for business #Giro #WeAreUAE pic.twitter.com/1gkQ5FtAcv
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) May 24, 2023
#Giro
— Team Bahrain Victorious (@BHRVictorious) May 24, 2023
@MilanJonathan_ #RideAsOne @giroditalia pic.twitter.com/DVNvvZtcXS
Last place to first place in 72 hours ?
— Team DSM (@TeamDSM) May 25, 2023
From feeling unwell and being the last rider to finish the stage on Sunday, to winning your home stage @giroditalia! An emotional, extra special day for us all. What a team, on and off the bike! #KeepChallenging #Giro pic.twitter.com/4V5AScBc5k
Niccolò Bonifazio suffers from bronchitis (COVID negative) and will not start stage 18 of the #Giro
— Intermarché-Circus-Wanty (@IntermarcheCW) May 25, 2023
Get well soon Boni pic.twitter.com/ggWzeNLTR7
A etapa de hoje disputa-se entre Oderzo e Val di Zoldo, na extensão de 161 quilómetros. É uma das mais duras da prova, com cinco contagens de montanha. A 'abrir' uma de primeira categoria, seguindo-se outra de quarta. Os últimos quilómetros serão a doer, com mais três contagens, uma de primeira e duas de segunda, a última delas coincidente com a meta.
João Almeida antecipa um final bastante difícil, não se assume em definitivo como a candidatura à vitória, dizendo apenas que... este é um bom ano. "Não sei. Vamos ver em Roma. Sinto que este é um bom ano para mim. Sinto-me bem e quero aproveitar ao máximo. Ontem foi muito bom. Foi um dia muito longo e, no final, estou feliz pelos resultados e pelo esforço feito ao fim de seis horas de corrida rápida. Espero conseguir continuar assim e que tudo corra da forma mais tranquila possível", disse ao Cycling News, acrescentando sobre a etapa de hoje: "Vai ser brutal. Um desafio, diria".
Depois da trégua dada ontem - mercê do percurso da 17.ª etapa, 'desenhado' ao jeito dos sprinters - eis que regressa a batalha pela camisola rosa, na primeira de três etapas decisivas que faltam para definir o pódio de 2023. A atuação de João Almeida na etapa do Monte Bondone deixou os adversários em alerta máximo, e mesmo Geraint Thomas, que lidera, é o primeiro a reconhecer que não tem a prova ganha. Até porque há somente 18 segundos a separar o britânico do português...
Bom dia! Seja bem-vindo ao direto da 18.ª etapa do Giro, onde vamos acompanhar todas as incidências da prova e, em especial, o desempenho do português João Almeida. E hoje a etapa é a doer!!!
Britânico assume-se "destroçado" por ter perdido vitória final no contrarrelógio
Momento simbólico na chegada do ciclista a Portugal
Português deseja agora brilhar nas outras duas Grandes Voltas, depois do 3º lugar em Itália
Após receção calorosa no Aeroporto Humberto Delgado, o ciclista, acompanhado pela família e empresário, voltou onde já estivera em 2020
Águias triunfaram por 6-4 no jogo 5 das 'meias' e vão discutir o título com os leões
Confira todas as movimentações em Portugal e no estrangeiro
Última jornada do campeonato belga reservou muita emoção aos adeptos de Saint-Gilloise, Genk e Antuérpia
Acompanhe as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos