Mark Cavendish (Astana) despediu-se este domingo da Volta a França, provavelmente a última corrida da sua carreira, no contrarrelógio final da 111.ª edição, que concluiu cumprimentando o público e 'absorvendo' o momento.
"Corri sem pressão, o que é estranho para a última etapa do Tour", disse o sprinter britânico, de 39 anos, depois de concluir os 33,7 quilómetros entre o Mónaco e Nice, os últimos da sua carreira, pelo menos, na 'Grande Boucle'.
Depois de, no sábado, ter terminado a 20.ª etapa em lágrimas, o agora recordista solitário de vitórias na prova francesa surgiu hoje muito mais calmo, revelando estar a "absorver" aquilo que lhe estava a acontecer.
"Já libertei grande parte das minhas emoções ontem [sábado]. Agora, posso desfrutar", explicou.
Hoje, concluiu a etapa sem pressas, cumprimentando o público com a mão nos derradeiros metros até à meta.
Nesta edição, Mark Cavendish desempatou finalmente com Eddy Merckx como recordista de vitórias em etapas na Volta a França, ao somar, ao quinto dia, o 35.º triunfo, 16 anos depois do primeiro.
Questionado sobre se esta seria a última prova da sua carreira, em que conquistou 165 vitórias, o ciclista da Ilha de Man hesitou antes de responder "é provável".
Seja ou não a sua última corrida, 'Cav' despede-se das grandes Voltas como terceiro mais vitorioso de sempre, com 55 vitórias em etapas (tem 17 no Giro e três na Vuelta, além das 35 no Tour), atrás de Merckx (64) e do também já retirado sprinter italiano Mario Cipollini (57).
A 111.ª Volta a França termina hoje com um inédito contrarrelógio em Nice, cidade que acolhe o primeiro final da prova fora de Paris.
Por LusaJá Florian Lipowitz diz ter cumprido um sonho ao subir ao pódio final em Paris
Ciclista esloveno celebrou a sua quarta vitória na Grande Boucle
Português da Movistar diz-se orgulhoso por ter terminado
Camisola amarela não se escondeu e lutou pelo triunfo mas o belga foi mais forte na última rampa
Dirigente português do Flamengo em entrevista a Record
Em apenas dois anos, o jovem central deu um salto de gigante na carreira e passou da equipa de reservas do River Plate para a albiceleste
Milan-Como e Villarreal-Barcelona são as exceções
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Organismos e emissários de clubes têm mantido negociações secretas e já existe uma base de entendimento
Portal 'The Athletic' falou com jogadores e um professor universitário para analisar a questão