Antigo ciclista belga reagiu ao feito do britânico
Eddy Merckx felicitou Mark Cavendish "pelo feito histórico", depois de ter visto o ciclista britânico desempatar como recordista de vitórias em etapas da Volta a França.
"Parabéns Mark Cavendish por este feito histórico", escreveu o 'Canibal' numa História na sua conta na rede social Instagram.
Aos 39 anos, o britânico da Astana isolou-se hoje como recordista de vitórias em etapas do Tour, ao somar a 35.ª na quinta tirada da 111.ª edição, deixando para trás Eddy Merckx.
"Um bom rapaz acaba de bater o meu recorde", acrescentou o belga num texto ilustrado com a fotografia do triunfo de hoje do sprinter da ilha de Man.
Cav igualou o recorde do 'Canibal', considerado o melhor ciclista de sempre, em 2021, quando conquistou quatro tiradas, e esta quarta-feira deixou o belga de definitivamente para trás.
O sprinter da Astana bateu ao sprint, no final dos 177,4 quilómetros entre Saint-Jean-de-Maurienne e Saint-Vulbas, o belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) e o norueguês Alexander Kristoff (Uno-X), respetivamente segundo e terceiro com as mesmas 04:08.46 horas do vencedor.
Embora nem sempre tenha parecido entusiasmado com a ideia de perder o recorde que deteve durante 49 anos, o cinco vezes campeão do Tour uniu-se hoje ao coro de felicitações ao britânico.
O belga pode consolar-se, contudo, com a ideia de que Cavendish, que se retira este ano, nunca alcançará o seu registo em grandes Voltas, onde lidera o número de vitórias, com 64, num ranking no qual o homem da Ilha de Man é terceiro, com 55 (tem 17 no Giro e três na Vuelta, além das 35 no Tour), também atrás do já retirado sprinter italiano Mario Cipollini (57, 42 das quais no Giro).
Prova arranca com um contrarrelógio por equipas em Barcelona
Já Florian Lipowitz diz ter cumprido um sonho ao subir ao pódio final em Paris
Ciclista esloveno celebrou a sua quarta vitória na Grande Boucle
Português da Movistar diz-se orgulhoso por ter terminado
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências