Paul Seixas confirmado na Volta a França

Francês com ascendência portuguesa deu a novidade aos avós

Seguir Autor:

Paul Seixas
Paul Seixas • Foto: Lusa/EPA

Paul Seixas (Decathlon), a grande esperança do ciclismo francês, anunciou esta segunda-feira que vai fazer a estreia na Volta a França, na qual será, aos 19 anos, o mais jovem a participar em 89 anos.

Após muito debate em França nas últimas semanas sobre se o prodígio gaulês se devia estrear tão jovem no Tour, Seixas acabou com as especulações com um vídeo publicado nas redes sociais da Decathlon e gravado na casa dos seus avós.

"Estou aqui para vos anunciar uma coisa. Em julho vou correr", disse aos avós Seixas, com a avó a adivinhar que era na Volta a França e o avô a dizer ser "o homem mais feliz do mundo".

Quando a 113.ª edição da 'Grande Boucle' começar, em 4 de julho, em Barcelona, Seixas vai ter 19 anos, nove meses e 10 dias e vai tornar-se o mais jovem a participar no Tour desde 1937, quando o francês Adrien Cento arrancou com 19 anos, três meses e 26 dias.

"Estou muito feliz de anunciar que vou participar na próxima Volta a França. Não é o meu estado de espírito, nem a minha conceção de ciclismo alinhar no Tour com o único objetivo de experimentar e vou lutar pela melhor classificação de sempre", disse Seixas, numa publicação nas redes sociais da equipa francesa.

No seu segundo ano a correr como profissional, Paul Seixas começou 2026 com o segundo lugar na Volta ao Algarve, na qual ganhou uma etapa, conquistando ainda a Clássica Faun-Ardèche, a Volta ao País Basco e a Flèche Wallonne.

Dois dos grandes momentos do jovem gaulês, descendente de portugueses, acabaram por nem ser em vitórias, mas segundos lugares na Strade Bianche e na Liège-Bastogne-Liège, corridas nas quais foi o único a tentar fazer frente ao praticamente imbatível esloveno Tadej Pogacar.

A precocidade de Seixas também se vê na idade em que vai fazer a estreia no Tour, comparando-a, por exemplo, com Pogacar, que apenas se estreou aos 22 anos, em 2020, quando ganhou pela primeira vez a 'Grande Boucle', embora tenha feito a estreia em grandes Voltas no ano anterior, na Volta a Espanha.

1
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Tour Notícias
Notícias Mais Vistas