O uruguaio Mauricio Moreira, campeão em 2022 e vice um ano antes, vai falhar a Volta a Portugal, confirmou esta segunda-feira a Efapel, ao anunciar os sete ciclistas que estarão na 86.ª edição.
Embora o seu nome constasse entre os pré-inscritos, 'Mauri' não estará na edição que arranca na quarta-feira, com um prólogo, na Maia.
Vencedor da Volta'2022 e segundo classificado da edição de 2021, atrás de Amaro Antunes, entretanto desclassificado, Mauricio Moreira mudou-se este ano para a Efapel, depois de ter passado quatro temporadas na agora denominada Anicolor-Tien21.
O uruguaio de 30 anos esteve seis meses parado, após ter desistido da passada Volta a Portugal - desmaiou durante a quarta etapa - e ter rescindido contrato por mútuo acordo com a sua anterior equipa.
Num divórcio polémico, 'Mauri' foi acusado pela então Sabgal-Anicolor de quebra de confiança, com a direção liderada por Carlos Pereira a alegar que ciclista tinha "assumido um compromisso com outra equipa, apesar de estar ciente de que tinha um vínculo contratual, tanto verbal como escrito", até 2025.
Esta época, o uruguaio concluiu apenas a Prova de Abertura e o Grande Prémio Abimota, somando meros 10 dias completos de competição.
A ausência de Moreira, que foi 30.º na Volta de 2023, depois de ter tido uma 'quebra' na subida à Torre, deixa o russo Artem Nych (Anicolor-Tien21) como único antigo campeão presente na 86.ª edição, que vai para a estrada na quarta-feira, na Maia, e termina em 17 de agosto, em Lisboa.
No elenco da Efapel, foi substituído por António Ferreira, que acompanhará os compatriotas Joaquim Silva, Tiago Antunes, André Carvalho e Pedro Pinto, o russo Aleksandr Grigorev (Rus) e o colombiano Santiago Mesa.
Antigo vencedor da prova aplaude trabalho de Ezequiel Mosquera
Albufeira vai receber a chegada de uma etapa da 87.ª edição da prova que se realiza entre 5 e 16 de agosto
Contrato com a Podium Events foi cessado este ano
Em comunicado, diz ter tomado conhecimento do término antecipado através de patrocinadores
Juiz português envolto em polémica na sequência de um lance com um ex-Benfica, no duelo entre Estrasburgo e Mainz
Holandeses e italianos ficaram sem representantes nas provas europeias
Neurocirurgião Leopoldo Luque falou durante 30 minutos
Com a eliminação do Sporting, o nosso país fica agora apenas com FC Porto e Sp. Braga nas provas europeias
Alex Manninger tinha 48 anos
Luta continua 'acesa' entre os tubarões europeus, mas quem chama a atenção... é a Polónia