Russo é o novo líder antes do contrarrelógio de Viseu
O porto riquenho Abner Gonzalez (Efapel Cycling) conquistou este sábado a 9.ª etapa da Volta a Portugal, batendo na reta final instalada no alto da Senhora da Graça o russo Artem Nych (Sabgal-Anicolor), novo camisola amarela, que terminou em 2.º lugar, a 6 segundos.
Na etapa rainha, muito agitada e dura, com muito calor, o anterior camisola amarela, Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) - 22.º a 4.40 minutos de Gonzalez -, não pôde contar com a ajuda de António Carvalho - sofrera queda na véspera e não recuperou -, e pagou caro o ataque na subida a Barreiro, perdendo fôlego até Mondim de Basto, com grande enchente de público, para depois claudicar na subida ao Monte Farinha (montanha de 1.ª categoria).
A fuga da frente ganhou muito tempo e vingou, sem resposta eficaz, nem do suíço Colin Stüssi (Voralberg), campeão em 2023 e 13.º na tirada (a 3.21 m do vencedor).
A fuga que se formou ainda muito longe da meta com 30 corredores, na ligação entre a Maia e Mondim de Basto, Senhora da Graça (170,8km), acabou por vingar, com muitos corredores atrasados a ganharem tempo precioso, operando-se uma grande cambalhota na classificação geral.
Artem Nych vestiu a camisola amarela, partindo para o contrarrelógio de Viseu deste domingo com 49 segundos de avanço em relação a Gonzalez, que obteve a primeira vitória na carreira profissional.
Gonçalo Leasa (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) acabou a etapa em 3.º lugar, mas foi penalizado e caiu para 4.º lugar.
A Volta a Portugal vai ser discutida até final, com Nych de amarelo em Viseu para o crono de 26,6 km, tendo como principais rivais Gonzalez (a 49 s), Stüssi (a 53 s), Gonçalo Leasa (a 57 s), da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), o espanhol Jesus del Pino (a 1.29 m), da Aviludo-Louletano-Loulé-Concelho e Afonso Eulálio (a 1.50 m).
Ciclista russo quer repetir a dose no próximo ano
Russo assume sentimento especial
Venceu contrarrelógio final e viu o colega Artem Nych ganhar
Rafael Reis vence última etapa na chegada a Lisboa
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia