_
A entrada no território mãe da Volta a Espanha acontece esta terça-feira e logo com o primeiro final em alto, numa contagem de montanha de primeira categoria, em Pico Villuercas, numa etapa que tem o seu início em Plasencia, que dista pouco mais de 150 km de Castelo Branco, onde esta segunda-feira a caravana se despediu de Portugal.
E sendo uma etapa de montanha, ainda que a primeira, esperam-se já que os principais favoritos estejam na frente. Mas para João Almeida (Emirates), que é nono da geral (a 32 segundos de Wout van Aert), pode ser um dia complicado.
"Não tenho muitas perspetivas. Vou dar o meu melhor, para tentar chegar na melhor posição possível", disse o ciclista de A dos Francos, esclarecendo que não se tem sentido muito bem, mas garantindo que vai "deixar tudo na estrada". "Mas seja bom ou seja mau, darei tudo o que tenho, e o ciclismo tem também destas coisas, não é? É sempre um bocadinho imprevisível às vezes".
Para trás ficaram três etapas em solo nacional que jamais esquecerá. "Faço um balanço positivo [das etapas portuguesas]. Um contrarrelógio bastante bom, em que fiquei bastante feliz com o resultado e com o esforço em si, e, depois, foram dois dias com apoio fenomenal. Sem palavras mesmo. Foi incrível e tem sido incrível sempre".
O apoio verificado na passagem da Volta a Espanha por Portugal estendeu-se também a Nelson Oliveira (Movistar) e Rui Costa (EF Education), 10.º (a 33 segundos) e 58.º (a 1.10 minutos), respetivamente na classificação geral.
"Foi bonito ter todo o carinho do povo português a aplaudir-nos e a apoiar-nos durante todo o percurso até Castelo Branco. Uma gratidão e um enorme orgulho", confessou Nelson.
"Foi fantástico estar aqui, foi um motivo de muita felicidade para mim. Depois de tantos anos no WorldTour, poder ter uma partida em Portugal, junto a todos os portugueses...", frisou por sua vez Rui Costa.
Por RecordVolta a Espanha foi afetada praticamente desde o seu início pelos persistentes protestos pró-Palestina
Organismo sublinha que "esta posição está em total contradição com os valores olímpicos, respeito mútuo e paz"
Última etapa não chegou a Madrid devido aos protestos
Antigo treinador orientou o brasileiro no Real Madrid em 2006/07
Enzo Marques estava com a família em São João da Madeira quando um condutor subiu o passeio e atropelou 10 adeptos
Os detalhes de uma possível contratação de verão
Fotografia já se tornou viral
Fábio Medeiros e João Mesquita, da Livemode, em entrevista ao Negócios Record
Com a derrota do St. Gallen, a equipa chegou ao título na véspera do seu 128.º aniversário