Jonas Vingegaard triunfa
João Almeida igualou hoje o melhor resultado de um português numa grande Volta, ao terminar a 80.ª Vuelta na segunda posição, atrás de Jonas Vingegaard, o primeiro ciclista dinamarquês a conquistar a prova espanhola.
Aos 27 anos, o corredor de A-dos-Francos (Caldas da Rainha) fica pela segunda vez no pódio de uma grande Volta, depois de ter sido terceiro no Giro2023, e replica o feito de Joaquim Agostinho, que em 1974 também tinha sido vice-campeão na Volta a Espanha.
Após a anulação da 21.ª e última etapa, devido à invasão do circuito final por manifestantes pró-Palestina, João Almeida (UAE Emirates) concluiu a 80.ª edição da Vuelta a 01.16 minutos de Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), que juntou este triunfo aos dois alcançados no Tour (2022 e 2023). O britânico Thomas Pidcock (Q36.5) fechou o pódio, a 03.11 do dinamarquês.
A esperada tirada de consagração entre Alalpardo e Madrid não chegou ao fim, depois de milhares de pessoas com bandeiras e outros símbolos da Palestina terem invadido o circuito final na capital espanhola e de manifestantes terem 'travado' o pelotão a 56 quilómetros da meta.
Com a anulação da etapa, a geral manteve-se imutável e Almeida somou o seu segundo pódio em grandes Voltas.
Com sete presenças no 'top 10' das corridas de três semanas, o corredor da UAE Emirates aproxima-se ainda mais de Joaquim Agostinho, o maior ciclista português de todos os tempos, que somou 11 presenças entre os 10 primeiros em grandes Voltas, com destaque para os dois terceiros lugares no Tour (1978 e 1979).
Jonas Vingegaard triunfa
Ciclista português falou à CMTV no final da etapa deste sábado na Vuelta, que determinou a sua classificação final
Após subida brutal à Bola del Mundo
Ciclista dinamarquês 'roubou' 4 segundos ao corredor português antes da etapa decisiva
Brasileiro é um dos homens de confiança do treinador português em Old Trafford
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Triunfo por 1-0 frente ao Aktobe
Sem opção de compra