O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou esta sexta-feira "heróis" os atletas que representaram Portugal nos Jogos Surdolímpicos Tóquio'2025, classificando o seu resultado como "espetacular" na receção à comitiva, no Palácio de Belém, em Lisboa.
"Quem são os heróis? Os heróis são vocês, atletas, dirigentes, técnicos, federações, entidades clubísticas, que por todo o país criam um lastro e dão a base para o sucesso. Vai ser possível ir mais longe, mas mesmo assim é espetacular o que fazemos com este número de praticantes - comparamos com o que se passa em países que têm não 10 milhões, mas 20, 30, 40, 50 milhões, e não conseguem os sucessos que nós temos", assinalou o chefe de Estado português, no seu discurso.
A receção em Belém foi elogiada pelo presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), José Manuel Lourenço, que destacou o facto de aí ter encontrado "uma porta aberta".
"Celebramos a dimensão olímpica, a dimensão paralímpica e a dimensão surdolímpica que, ao fim e ao cabo, é, digamos que, o mote para esta receção. O senhor Presidente, aquando da receção de despedida, convidou-nos a bater à sua porta quando regressássemos de Tóquio. Estamos hoje a regressar e o que é facto é que não foi preciso bater à porta, a porta estava aberta", assinalou.
O líder do CPP deixou um agradecimento ao Presidente da República e realçou a grandeza do feito alcançado pela missão surdolímpica portuguesa, que classificou como "a melhor de sempre".
"Este é um momento particularmente feliz pelos resultados que a missão surdolímpica obteve em Tóquio, que são os melhores de sempre, sem qualquer dúvida. Com uma missão que não é muito longa - 13 atletas em cinco modalidades (atletismo, ciclismo, judo, natação e tiro) - conquistámos seis medalhas, sendo que três são de ouro, duas de prata e uma de bronze", recordou.
Nos Surdolímpicos, que decorreram entre 15 de novembro e quarta-feira, Portugal conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze na 25.ª edição da competição.
Margarida Silva arrebatou dois títulos e uma prata no atletismo, André Soares uma de prata e outra de bronze no ciclismo e Joana Santos sagrou-se campeã surdolímpica no judo, com os três a serem condecorados por Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente da República aproveitou a ocasião para condecorar também, com títulos de Grande Oficial e Comendador da Ordem do Mérito, o ciclista Rui Oliveira, que, com Iúri Leitão, conquistou a medalha de ouro no madison nos Jogos Olímpicos Paris2024, assim como os paralímpicos Cristina Rodrigues (boccia), Miguel Monteiro (atletismo) Carolina Duarte (atletismo), Sandro Baessa (atletismo) e Djibrilo Iafa (judo), igualmente medalhados em Paris2024.
Por LusaPresidente da República recebeu comitiva no Palácio de Belém
Competição encerrou esta quarta-feira, em Tóquio
Um dia depois da vitória nos 800m, atleta voltou a subir ao mais alto lugar do pódio em Tóquio
Ciclista português concluiu os 100 quilómetros em 3:07.41
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo