Marcelo Rebelo de Sousa elogia os "heróis" surdolímpicos portugueses: «O que fazemos é espetacular»

Presidente da República recebeu, no Palácio de Belém, a comitiva portuguesa que participou nos Surdolímpicos
• Foto: Lusa/EPA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou esta sexta-feira "heróis" os atletas que representaram Portugal nos Jogos Surdolímpicos Tóquio'2025, classificando o seu resultado como "espetacular" na receção à comitiva, no Palácio de Belém, em Lisboa.

"Quem são os heróis? Os heróis são vocês, atletas, dirigentes, técnicos, federações, entidades clubísticas, que por todo o país criam um lastro e dão a base para o sucesso. Vai ser possível ir mais longe, mas mesmo assim é espetacular o que fazemos com este número de praticantes - comparamos com o que se passa em países que têm não 10 milhões, mas 20, 30, 40, 50 milhões, e não conseguem os sucessos que nós temos", assinalou o chefe de Estado português, no seu discurso.

PUB

A receção em Belém foi elogiada pelo presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), José Manuel Lourenço, que destacou o facto de aí ter encontrado "uma porta aberta".

"Celebramos a dimensão olímpica, a dimensão paralímpica e a dimensão surdolímpica que, ao fim e ao cabo, é, digamos que, o mote para esta receção. O senhor Presidente, aquando da receção de despedida, convidou-nos a bater à sua porta quando regressássemos de Tóquio. Estamos hoje a regressar e o que é facto é que não foi preciso bater à porta, a porta estava aberta", assinalou.

O líder do CPP deixou um agradecimento ao Presidente da República e realçou a grandeza do feito alcançado pela missão surdolímpica portuguesa, que classificou como "a melhor de sempre".

PUB

"Este é um momento particularmente feliz pelos resultados que a missão surdolímpica obteve em Tóquio, que são os melhores de sempre, sem qualquer dúvida. Com uma missão que não é muito longa - 13 atletas em cinco modalidades (atletismo, ciclismo, judo, natação e tiro) - conquistámos seis medalhas, sendo que três são de ouro, duas de prata e uma de bronze", recordou.

Nos Surdolímpicos, que decorreram entre 15 de novembro e quarta-feira, Portugal conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze na 25.ª edição da competição.

Margarida Silva arrebatou dois títulos e uma prata no atletismo, André Soares uma de prata e outra de bronze no ciclismo e Joana Santos sagrou-se campeã surdolímpica no judo, com os três a serem condecorados por Marcelo Rebelo de Sousa.

PUB

O Presidente da República aproveitou a ocasião para condecorar também, com títulos de Grande Oficial e Comendador da Ordem do Mérito, o ciclista Rui Oliveira, que, com Iúri Leitão, conquistou a medalha de ouro no madison nos Jogos Olímpicos Paris2024, assim como os paralímpicos Cristina Rodrigues (boccia), Miguel Monteiro (atletismo) Carolina Duarte (atletismo), Sandro Baessa (atletismo) e Djibrilo Iafa (judo), igualmente medalhados em Paris2024.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Desporto adaptado Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB