1/2
Portugal vai estar representado por 13 atletas, entre os quais dois medalhados, em cinco modalidades nos Jogos Surdolímpicos, que vão decorrer em Tóquio, no Japão, entre 15 e 26 de novembro, anunciou o Comité Paralímpico de Portugal (CPP).
O atletismo, com cinco atletas - Francisco Laranjeira, Gustavo Pereira, Hemilton Costa, Margarida Silva e Ricardo Gomes --, e a natação, com quatro - Diogo Neves, Miguel Cruz, Ricardo Belezas e Tiago Neves -, são as modalidades mais representadas.
No ciclismo, André Soares, que conquistou duas medalhas na última edição da competição disputada em Caxias do Sul, no Brasil, em 2022, e João Marques vão defender as cores nacionais, enquanto no judo marcará presença Joana Santos, que conta com quatro medalhas em Surdolímpicos no palmarés.
Nuno Esteves será o representante nacional no tiro, na maior competição mundial para a deficiência auditiva, que não integra o programa dos Jogos Paralímpicos.
A missão portuguesa, chefiada por Susana Lourenço, é constituída por um total de 36 elementos entre atletas, treinadores, parceiros de competição, equipa médica, e uma intérprete de língua gestual portuguesa.
Os Jogos Surdolímpicos Tóquio2025 marcam o centenário desta competição multidesportiva, cuja primeira edição decorreu em 1924. Tóquio acolherá aproximadamente 3.000 atletas de cerca de 80 países, que competirão em 21 modalidades distribuídas por 17 arenas.
Portugal somará a sua nona participação em Jogos Surdolímpicos, competição na qual já conquistou 17 medalhas.
Por LusaAtletismo e natação são as modalidades mais representadas
Atleta participou em três Jogos Paralímpicos em 15 anos de carreira
Portugal fecha competição com um totald e 16 pódios
Portugal soma já 10 medalhas na prova que decorre na Austrália
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Lateral do Estrasburgo em destaque na Ligue 1
João Pedro Cruz conquistou a medalha de bronze