Andebol 4 All aposta na escola
O Gabinete Coordenador do Desporto Escolar (GCDE) passa a integrar o grupo de parceiros que vai promover e dinamizar o andebol em cadeira de rodas. Foi em Portimão que ocorreu a primeira ação teórica e prática da modalidade no sistema desportivo português e cujo objetivo passa pela implantação de um projeto que visa romper com algumas limitações na prática desportiva de pessoas com deficiência.
"O Gabinete do Desporto Escolar tem como missão promover o desporto nas escolas, abrangendo todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades educativas especiais. O andebol em cadeira de rodas é uma modalidade nova, que decorre da disciplina de andebol nas escolas, já fortemente implantada no desporto escolar e que, agora, desejamos que chegue também aos alunos com deficiência", explicou-nos o prof. José Vilela Carvalho, técnico do GCDE e formador no domínio da Educação Especial e Reabilitação.
Segundo José Vilela de Carvalho, o objetivo do andebol em cadeira de rodas passa "pela inclusão de todos os alunos, nas aulas de Educação Física e, por isso, chamamos a este projeto Andebol 4 All, embora gostássemos de o ver alargado, para além das escolas, aos clubes e autarquias".
Refira-se que, em Portimão, foi ainda assinado o protocolo de parceria do GCDE, Federação de Andebol, Comité Paralímpico e Federação Portuguesa de Desporto para pessoas com deficiência.