A prova era aberta a todos, mas foram os universitários a dominar os 10 quilómetros de Leiria, prova na qual se disputou o Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo – Estrada.
Ana Lopes e João Cruz, ambos da Universidade do Porto, foram os campeões absolutos, sagrando-se assim campeões nacionais universitários.
Em femininos, Ana Lopes, da U. Porto, cortou a meta no 1.º lugar, com um tempo de 35.59 minutos, relegando Patrícia Oliveira, da Associação de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa, para 2.º lugar e Carla Nunes, do Instituto Politécnico da Maia, para 3.º, com 40.02.
Em masculinos, João Cruz, também da U. Porto, venceu a prova absoluta, conquistando o título nacional universitário, com um tempo de 32.56 minutos. Filipe Fialho, da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico completou a prova em 2.º lugar, com 33.04 m e Mário Ferreira, da NOVA, fechou o pódio com 33.40 m.
Do top 10 absoluto masculino, sete atletas competiram no Campeonato Nacional Universitário. Já na vertente feminina, do top 10 geral, todos os lugares foram ocupados por estudantes-atletas que participaram neste CNU.
De referir que participaram nestes 10 quilómetros de Leiria cerca de 350 atletas, numa prova que integrou também a Liga Allianz Running Record e onde Susana Feitor, chefe da missão portuguesa à Universíada de Taipé desempenhou o papel de madrinha do evento.
Feitas as contas, o troféu coletivo foi conquistado pela Universidade do Porto, com sete pontos, colocando a NOVA em 2.º lugar, com 12 pontos, e o Politécnico do Porto em 3º, com 25 pontos.
O Campeonato Nacional Universitário de Atletismo – Estrada disputou-se em Leiria, nas imediações do Estádio Dr. Magalhães Pessoa e contou com a organização local do Instituto Politécnico de Leiria.
FADU apontava a sete pódios na Alemanha
Competição terminou este domingo
Já Edgar Campré não finalizou o decatlo
Ginasta italiano esteve em coma induzido após queda nos Jogos Universitários
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo