As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários foram segunda-feira declaradas oficialmente abertas pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, numa cerimónia que decorreu em Aveiro, durante o primeiro dia de competição.

Nessa cerimónia de abertura marcaram ainda presença o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, o reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, o presidente da Associação Académica de Aveiro e da Comissão Organizadora Local, Xavier Vieira e o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro.

No primeiro dia de competição, disputaram-se encontros nas modalidades de basquetebol masculino, futsal feminino, voleibol masculino, andebol feminino e futebol masculino, num dia em que estiveram em prova 900 atletas, divididos por sete instalações desportivas, por toda a cidade de Aveiro.

Esta terça-feira já é dia de decisões, sendo que se ficarão a conhecer as equipas apuradas para as fases a eliminar desta primeira semana de competição.

As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários decorrem em Aveiro até 27 de abril, em oito diferentes modalidades, reunindo equipas de 35 instituições de Ensino Superior, que vão lugar pelos títulos nacionais universitários, mas também pelo apuramento para os Jogos Europeus Universitários, que este ano decorrem em Coimbra