Universidade do Porto conquista campeonato nacional de atletismo em pista ao ar livre

Prova decorreu em Faro, a 14 de maio, e terminou com a obtenção de seis novos recordes universitários

• Foto: Federação Académica do Desporto Universitário

Cerca de 250 atletas disputaram o campeonato nacional universitário de atletismo, em pista ao ar livre, que decorreu no passado dia 14 de maio, em Faro, tendo sido atribuídos 32 títulos nacionais universitários, num dia em que foram batidos seis recordes nacionais universitários em "outdoor".

Nas "disciplinas técnicas", Carolina Pandeira, da Associação Académica da Universidade de Aveiro, e Paulo Conceição, da Universidade Nova de Lisboa, venceram no salto em altura, enquanto no salto em comprimento, Ivo Tavares, da Universidade do Porto, e Teresa Vaz Carvalho, da AE da Escola Superior de Comunicação Social, foram os vencedores.

Já no triplo salto, os novos campeões nacionais universitários são Suzana Cruz e Oleksandr Lyaschenk, ambos do Instituto Politécnico de Leiria. No salto com vara, a olímpica Marta Onofre venceu em femininos e Diogo Ferreira, em masculinos, também eles oriundos do mesmo clube, a AA da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Nos lançamentos, no dardo, Cláudia Ferreira, da U. Porto, e Tiago Aperta, da AE da Universidade Europeia, conquistaram as medalhas de ouro, enquanto no peso, Diana Hernandez, da AAUAv, e Daniel Santiago, da AE do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, foram os vencedores.

No disco, Juliana Pereira, da AEESCS, e Alexandre Almeida, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, foram os primeiros classificados, enquanto no martelo, a Universidade do Porto venceu nas duas vertentes por intermédio de Francisco Costa e Mariana Pinto.

Nas provas de velocidade, Pedro Vila Cova, da U. Porto, venceu os 100 metros barreiras, enquanto nos 110m barreiras, foi Eva Vital, da AAULHT, a conquistar a medalha de ouro. Nos 100 metros, Diogo Antunes, da AE do Instituto Superior de Economia e Gestão, e Ana Moreira, da AE da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sagraram-se os novos campeões nacionais universitários.

Por fim, nos 400m, Jorge Colaço, da NOVA, e Cátia Azevedo, também ela atleta olímpica, em representação da AE da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, foram os vencedores.

Nas provas de maior distância, Gonçalo Casimiro, da NOVA, e Amélia Vitorino, da AE da Faculdade de Motricidade Humana, venceram os 1.500 metros, enquanto Filipe Fraqueiro, da AAUBI, e Daniela Sousa, da U. Porto, venceram os 3.000 metros obstáculos.

Nos 5.000 metros, os vencedores foram Ana Lopes, da U. Porto, e Filipe Vitorino, do Instituto Politécnico de Santarém, enquanto nos 10 quilómetros marcha, Laura Leal, da AA da Universidade do Algarve, e Amaro Teixeira, da AAUBI, conquistaram o primeiro lugar da classificação.

Para encerrar a competição, a prova de estafetas foi vencida, em masculinos, pelo Instituto Politécnico de Leiria e, em femininos, pela Universidade do Porto. Com estes resultados, o troféu coletivo foi conquistado pela Universidade do Porto, que relegou o Instituto Politécnico de Leiria para o 2.º lugar e a Universidade Nova de Lisboa para o 3.º.

O campeonato nacional universitário de atletismo, em pista ao ar livre, contou com a organização local da Associação Académica da Universidade do Algarve e disputou-se em Faro.

Por João Lopes
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Desporto Universitário

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.