Banho de água a ferver: a incrível técnica de Kevin Lee para perder peso

Lutador norte-americano do UFC passou momentos complicados para bater a balança

• Foto: Getty Images

São conhecidos vários episódios e técnicas pouco comuns utilizadas por lutadores para baterem o peso nos dias prévios às lutas do artes marciais, alguns deles colocando até em risco a própria vida - houve até quem tenha falecido por causa deste arriscado processo. A situação não é nova, até porque é utilizada por praticamente todos os lutadores, mas não deixa de ser de destacar quando um deles explica aquilo que passou para chegar ao momento da verdade com o peso determinado para a sua luta.

O mais recente foi o norte-americano Kevin Lee, de 26 anos, que ao MMA Junkie lembrou na semana passada aquilo que enfrentou em 2017, aquando de um combate com Tony Ferguson, no UFC 216. Na altura, lembrou o lutador, uma infeção dificultou-lhe a tarefa de perder 9 quilos em 24 horas, tendo um dos processos escolhidos pela sua equipa sido colocar água a ferver numa banheira, onde o lutador... se colocaria. Tudo estava a correr bem, e conforme o planeado, até que a uma hora de se iniciarem as pesagens o lutador ainda tinha 3 quilos para perder...

"Tinha uma infeção, o que fez o corpo reter ainda mais água, e tinha mais de 9 quilos para perder em 24 horas. Foi brutal. Os últimos 3 quilos foram muito difíceis de tirar. Ao ponto de termos utilizado até água a ferver, de forma a que a temperatura do meu corpo subisse para que aquele peso saísse em suor. Lembro-me de estar naquela banheira... Não sabia de ia conseguir, mas não queria deixar os outros desiludidos. Fiz de tudo para perder esse peso, mas tirou-me tanta energia que tornou a luta ainda mais difícil", lembrou o lutador.

Uma história que Lee havia recordado também há alguns meses, aí com mais detalhes. "Calcei-me, eram 8 horas, as pesagens começavam às 9 e eu ainda tinha 2,2 quilos para perder. Nesse momento atiraram água a ferver para a banheira comigo lá dentro, porque tinha de retirar aquele peso o mais rápido possível. Então pelas 10:30, quando o médico veio, estávamos ainda com 700 gramas de peso a mais. Disse que me iam dar uma hora extra por causa disso", lembrou o lutador.

Ora, por ter 700 gramas a mais (estava dentro do limite dado para uma segunda tentativa), Kevin Lee tentou de tudo, ao ponto de mal se lembrar do que fez a seguir. "A última hora, não sei bem o que fiz. Não sabia onde estava. A tua mente simplesmente não quer funcionar quando estás nestas situações. Estava um pouco fora de mim e deixei os meus treinadores tratarem da situação. Assim que bati o peso e me sentei, lembro-me que nunca antes me tinha sentido assim cansado", admitiu o lutador.

Na pesagem, Kevin Lee bateu oficialmente o peso nos 70,08 quilos, chegando à luta, um dia depois com 83 quilos. Um combate no qual Tony Ferguson acabou por vencer no terceiro round.

De resto, a situação foi de tal forma assutadora que Kevin Lee, apesar de ainda ter feito mais três combates no pesos-leves (66 a 70 kg), recentemente subiu aos meio-médios (71 a 77 kg.), categoria na qual no sábado perdeu diante do brasileiro Rafael dos Anjos.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Desportos de combate

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.