Kickboxing: derrota a fechar o 2.º dia no Mundial WAKO e esperanças renovadas para quarta-feira

No derradeiro combate do dia, Rúben Amorim foi superado pelo favorito cazaque e apenas Sofia Oliveira triunfou para as cores lusas

Rúben Amorim caiu nos -81kg (Full Contact)
Rúben Amorim caiu nos -81kg (Full Contact)

Está fechado o segundo dia de Portugal nos Mundiais de kickboxing da WAKO. Em seis combates, a comitiva portuguesa alcançou um triunfo, mercê da exibição autoritária de Sofia Oliveira perante a canadiana Ashleigh Bartelds, que permite à vimaranense manter bem viva a possibilidade de chegar ao topo do Mundo em Abu Dhabi.

A fechar o dia, já ao final da tarde, Rúben Amorim teve uma complicada missão, ao defrontar o cazaque Ganza Timur, o segundo cabeça de série de -81kg (Full Contact). Acabou por ser derrotado por 3-0, mas numa discussão muito apertada em termos de pontos e, diga-se, com claro ascendente na fase final da luta. Demasiado tardia, ainda assim.

Em jeito de balanço da segunda jornada, o selecionador nacional Raúl Lemos destacou o triunfo claro de Sofia Oliveira e aproveitou para reforçar a importância da experiência vivida pelos que não conseguiram os apuramentos, especialmente aqueles que são estreantes nestas andanças.

"Segundo dia completo, com uma vitória larga da Sofia Oliveira. Depois nos restantes combates, o Hilário perdeu a 10 segundos do final. Esteve sempre a ganhar no combate, mas recebeu uns low kicks que fizeram diferença e não recuperou. Nos restantes combates apanhámos possivelmente os atletas que vão à final. Não fomos felizes no sorteio, mas fica a experiência. Para perceberem que têm de treinar mais e mesmo quem treina e é profissional, que tem mais estatuto, tem de vir sempre preparado, porque este tipo de campeonatos é muito exigente, o nível é muito alto", reforçou o técnico nacional.

Quanto aos que ficaram pelo caminho, o conselho é claro. "Que continuem a treinar, foco e determinação. E, se possível, não treinar só no nosso país, mas também fora, para melhorar. E fazer o máximo de competição possível, porque é aí que crescem e têm rendimento", disse.

Catarina Dias em ação na quarta-feira

Para quarta-feira, a presença lusa segue com sete atletas a competir, com especial destaque para a entrada em cena de Catarina Dias (defronta a finlandesa Elli Eloranta nos quartos-de-final de K1 -70kg) e para Sofia Oliveira, que volta ao ringue para defrontar a bósnia Emina Prguda nos 'quartos' de K1 -60kg. Será um dia importante para as cores nacionais, já que ambas são fortes esperanças na obtenção de medalhas.

Além deste duo de candidatas, nota ainda para Inês Casqueiro (vs. a eslovaca Alexandra Filipova nos 'quartos' de K1 +70kg), João Barros (vs. kosovar Artor Mehmeti, nos 'oitavos' de Low Kick -71kg), Julia Dornelas (vs. filipina Gretel de Paz, nos 'quartos' de Low Kick -52kg) e ainda Cátia Batista (vs. austríaca Rafaela Zweimuller, nos 'quartos' de K1 -52kg).

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Porto ver exemplo
Ultimas de Desportos de combate
Notícias
Notícias Mais Vistas