Elite da modalidade brilhou nas águas da Barragem do Carril
Foi a primeira grande competição internacional de Ski Náutico realizada no nosso país. O Portugal Pro Waterski reuniu este fim-de-semana a elite da modalidade na Barragem do Carril, em Tomar, para a disputa da quinta etapa do circuito mundial. As excelentes condições do local e boa nota para a organização garantiram o regresso da prova o nosso país nos próximos dois anos.
Correu de feição a estreia do nosso país em competições internacionais de Ski Náutico. As águas da Barragem do Carril, em Tomar, foram este fim-de-semana (21 e 22 de junho) o palco escolhido para a primeira edição do Portugal Pro Waterski - uma opção altamente elogiada pelos 25 atletas de onze nacionalidades que marcaram presença.
A prova lusa foi a quinta etapa do circuito mundial de Ski Náutico, depois das passagens pela Flórida, Tennessee, Mónaco e Marrocos. Envolvendo as classes de amadores e profissionais, a competição decorreu sob a égide da Federação Internacional de Ski Náutico e Wakeboard (IWWF - International Waterski Wakeboard Federation) e da Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM), contando com os apoios da Câmara Municipal de Tomar, Região de Turismo do Centro e The Water Ski Academy.
A competição feminina foi dominada pelas atletas do Canadá, com Neilly Ross, atual Campeã e recordista do Mundo, a conquistar o ouro na variante de Figuras. No Slalom foi a sua compatriota Jaimme Bull, que é igualmente detentora do título mundial, a subir ao lugar mais alto do pódio. Já em masculinos a surpresa do dia deu pelo nome de Matias Gonzalez - o chileno bateu um conjunto de adversários mais experientes e cotados. A participação lusa foi limitada à classe de Amadores, com um total de cinco atletas de diferentes escalões etários: Francisco Simões, João Simplício, Gonçalo Simplício, Afonso Morna e Michael de Mello. Em causa esteve um prize money de 17.500 USD.
Vasco Trindade, organizador do evento (seção de Ski e Wake da FPM), faz o balanço desta jornada:
“Não podíamos estar mais felizes com esta estreia! Ficou provado que Tomar e a Barragem do Carril são um paraíso para a prática da modalidade. Foi esse o sentimento evidenciado pela elite deste desporto. Penso que este será o ponto de partida para mais competições internacionais neste cenário e também para a criação de um centro de alto rendimento que permita a evolução dos nossos atletas“.
Praia fluvial do Trízio recebe este fim de semana a edição de 2025 do Campeonato Nacional
Competição contou com a participação de cerca de três dezenas de atletas dos vários escalões
Contou com a participação de cerca de três dezenas de atletas dos vários escalões
Competição contará com três etapas. A próxima é no Algarve
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma