Red Bull BC One de regresso a Portugal

Final Nacional, a realizar no Porto a 11 de setembro, apura para a decisão mundial

Portugal está de volta ao mapa da mais importante competição internacional de Breaking – o Red Bull BC One. A ação decorre no Porto no emblemático Silo Auto, com uma Final Nacional (11 de setembro) que apura os melhores B-Boys e B-Girls para a Final Mundial da Polónia.

Os praticantes e fãs do Breaking têm bons motivos para celebrar: a mais importante competição internacional da modalidade está de volta em 2021. Trata-se de um muito aguardado regresso de Portugal, numa altura em que acabam de ser conhecidas as 60 cidades que recebem as etapas do Red Bull BC One. O encontro está marcado para a Invicta.

A primeira fase da competição (10 de setembro) é uma qualificação à porta fechada, que tem como objetivo envolver os melhores talentos e apurar os melhores B-Boys (8 Wildcards e 8 Selecionados) e B-Girls (1 Wildcard e 3 Selecionadas). Só estes avançam para a Final Nacional (11 de setembro). O cenário é um ícone da cultura urbana portuguesa – o Silo Auto da baixa portuense. Nos diferentes momentos, a qualidade, criatividade e dinâmica dos atletas será avaliada por um júri de três elementos com créditos firmados na modalidade ao nível internacional.

Do Porto vão sair os nossos representantes para a final mundial do Red Bull BC One, que irá decorrer na cidade polaca de Gdansk, nos dias 5 e 6 de novembro. É o regresso da competição à Europa, depois de nos últimos anos ter visitado os cinco continentes, de Tóquio a Nova Iorque, passando pelo Rio de Janeiro e Paris. O título vai ser disputado por um Top 16 masculino e feminino de 30 países.

O Red Bull BC One tem sido no últimos 20 anos o grande palco internacional de uma modalidade que está em crescendo. O Breaking, uma das várias formas de expressão das danças urbanas, é um movimento cultural iniciado nos anos 80 do século passado nas ruas de Nova Iorque e que rapidamente se expandiu por todo o mundo. A maior e mais prestigiada competição mundial de Breaking 1v1 tem envolvido ao longo dos anos as referências da cena nacional, com os b-boys Bruce Almighty e Lagaet e a b-girl Vanessa a levarem bem longe as cores de Portugal. Na final mundial de 2020, o título masculino foi para o B-Boy Shigekix (Japão) – o mais novo de sempre a vencer a competição – enquanto que nas mulheres a B-Girl Kastet (Rússia) conseguiu a revalidação do título conquistado em 2019 na Índia.

Por Record
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Desportos Radicais

Notícias

Notícias Mais Vistas