Máquinas voadoras em contagem descrescente
Construir de raiz uma máquina voadora é um desafio comum a 34 equipas de todo o país. Por estes dias, de norte a sul, é intensa a atividade para terminar os últimos pormenores e organizar tudo para a deslocação à capital. O encontro é já no sábado, para a quarta edição portuguesa do Red Bull Flugtag Lisboa.
A Doca da Marinha, situada nas proximidades do Terreiro do Paço, foi o local escolhido. O Hangar estará aberto ao público durante a manhã (a partir das 10h). A ação arranca pelas 13h na rampa de lançamento, com o derradeiro teste de todos os limites! João Manzarra e Carina Caldeira, Rui Simões e Catarina Maia são as duplas de hosts de serviço. Muita energia, cor e diversão vão ser uma constante num programa ideal para toda a família. O acesso ao evento é livre.
O painel de júris é composto por: Pedro Boucherie Mendes, Constanza Ariza, Gonçalo Braga, Inês Nogueira, Miguel Paraíso, Fernando Alvim, Ana Pinheiro, Luís Lickfold e Vanessa Marina. No centro da sua avaliação vai estar a Criatividade, Performance e Distância de Voo. Há prémios para as três equipas que assegurarem um lugar no pódio.
Nascido em 1992 na Áustria, o Red Bull Flugtag tem percorrido o mundo ao longo dos últimos 32 anos - levando esta fórmula única a dezenas de países dos cinco continentes, em mais de duas centenas de edições já realizadas.
O Red Bull Flugtag Lisboa tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Turismo de Lisboa.
7 SETEMBRO | 13h - 17h | Entrada livre
Doca da Marinha - LISBOA
PROGRAMA
10h - Abertura do Hangar e exposição das máquinas voadoras
12h50 - Abertura da Rampa de Voo com a atuação dos Farra Fanfarra
13h - Início do RED BULL FLUGTAG LISBOA
17h - Entrega de Prémios
SIDE ACTS
Ao longo do dia o público vai ser surpreendido por alguns momentos especiais, com destaque para:
Voo de Paramotor com Dimitris Kolliakos - piloto grego, que fez o seu primeiro voo com 11 anos e especializou-se na vertente de Paramotor alcançando fama mundial
Red Bull FrancaMente Showcase - é uma demonstração única onde rap e improviso se unem, criando um espaço livre para três MC’s exibirem as suas skills fora do contexto competitivo. Nesta exibição, eles partilham as suas rimas de forma autêntica e criativa, conectando-se com o público de maneira envolvente e espontânea, dando a conhecer o Red Bull FrancaMente
MUSIC LOUNGE
Esta área estará situada junto ao Hangar e conta com a atuação dos DJs convidados:
14h - DJ Perez
16h30 - DJ Décio
19h - Umafricana
COMO CHEGAR
A Doca da Marinha situa-se na Avenida Infante D. Henrique, nas proximidades do Terreiro do Paço, no centro de Lisboa. É uma zona com ótimos acessos, servida por uma vasta rede de transportes públicos. Aqui ficam algumas sugestões de como chegar:
CARRO: ACESSO AO RECINTO COM TRÂNSITO CONDICIONADO
O trânsito vai estar condicionado entre as 12h e as 20h, desde o cruzamento da Rua dos Arameiros com a Avenida Infante Dom Henrique e até ao Terminal de Cruzeiros. A via do BUS adjacente ao recinto estará cortada. Os melhores acessos ao local do evento são através da zona oriental da cidade. Recomenda-se a utilização das habituais plataformas de navegação.
TRANSPORTES PÚBLICOS:
AUTOCARRO / ELÉTRICO Existem vários autocarros e elétricos da Carris com paragem nas imediações do evento. A paragem mais próxima é a do Campo das Cebolas. Pode planificar a viagem em http://www.carris.pt/
COMBOIO A estação de comboio mais próxima é a de Santa Apolónia
METRO A linha azul é a que nos leva mais próximo da zona do evento, saindo na estação do Terreiro do Paço
BARCO A Estação Fluvial do Terreiro do Paço é a que fica mais próxima da zona do evento
BICICLETA / TROTINETE Quem optar pela de bicicleta pode fazer um agradável passeio pela ciclovia situada ao longo do rio. Também há inúmeras empresas que disponibilizam bicicletas e trotinetes, que podem ser alugadas para aceder à zona do evento
ONDE ESTACIONAR
A Telpark é parceira do Red Bull Flugtag Lisboa e oferece uma tarifa especial para os espectadores que façam a pré-reserva de estacionamento, na semana que antecede o evento:
Tarifa público Prebook: €3,90 (tarifa 24h, reserva através da app)
Parques dissuasores (junto à linha azul metro): Sete Rios, Berna, Valbom, Marquês Pombal, Alexandre Herculano
Parque mais próximo: Terminal de Cruzeiros
COMO ASSISTIR
A organização preparou uma zona de bancadas de acesso livre para os espectadores. Vários ecrãs gigantes estarão também na zona do evento, para que o público não perca nenhum momento da competição e possa acompanhar os Hosts de serviço.
Existe também uma zona reservada a pessoas com mobilidade reduzida.
LIVE STREAM
Para quem não tiver oportunidade de estar presente no Red Bull Flugtag Lisboa, há várias formas de acompanhar toda a ação:
A SIC Radical e o SAPO garantem a transmissão em direto a partir das 13h
O Move_Mind vai estar streamar num mini estúdio montado na zona do evento, com transmissão no seu canal oficial da Twitch: https://www.twitch.tv/move_mind
EQUIPAS NA RAMPA DE VOO
Pika'viators - Lyon, França
Aeronautas Lusitanos - Portela, Loures
Tuguinhas - Costa da Caparica, Almada
Os Rolhas - Arruda dos Vinhos
The Folks - Paço de Arcos
Os Fantásticos Voadores do Porto - Rio Tinto
Daqui Pr'ali - Pombal
Lupita Crew - Lisboa
Pétalas Voadoras - Alvarães, Viana do Castelo
PigLet Us Fly - Odivelas
Foge à Mãe - Mafra
The Blay Gang - Montijo
Hope it Fly - Sintra
Air Bunenos - Encarnação, Mafra
Os Profundadores - Sintra
Bando de Heterónimos - Évora
The Mean Machine - Vila Nova de Famalicão
Diaper Droppers - Valadares
Cartoons do Oeste - Caldas da Rainha
The Oily Taxi Driver - Ericeira
Capas Negras - Pombal
Missão Possível "LINCE IBÉRICO" - Alcabideche
Os Netos do 25 - Santarém
Empadas de Galinha - Vila Franca de Xira
Os Decadentes - Lisboa
Jedi Lusitanos - Lisboa
As Fadas do Boinicórnio - Pinhal Novo, Setúbal
Da Vikings - Viseu
Cerveira Barril Team - Viana do Castelo
Pepe the Frog - Algés
Soft Team - Lourinhã
Malta Danada Airlines - Azenhas dos Tanoeiros, Mafra
Crazy Miata - Sintra
Dragon Tails - Azambuja
Na primeira ronda, Madu Teixeira tinha sido 55.º e Marina Simão 44.º, ambos fora dos quartos de final
STU Pro Tour, que teve em Rayssa Leal a principal figura, dá que falar pelas piores razões
Mafra recebeu evento
Depois do sucesso dos West Games, Mafra volta a estar no centro das atenções
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam