André Neres prepara-se para época mais ambiciosa de sempre da escalada nacional

Espera um aumento da competitividade

PUB

A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) apresentou o calendário competitivo de escalada, para 2018, com o aumento de provas das Taças de Portugal de Boulder e Dificuldade. André Neres campeão nacional e vencedor das respetivas Taças de Portugal, em 2017, já se prepara para uma época que espera ser ambiciosa.

"Temos um calendário melhor que o do ano passado, com três provas para as Taças, o que possibilita eventuais desempates. Só isto, a somar às provas de jovens que já existiam o ano passado, faz com que tenhamos um calendário mais interessante", afirmou Neres, de 32 anos.

Com o aumento das provas o melhor escalador nacional da atualidade espera uma maior competitividade, que em 2017. O atleta prepara-se para a primeira prova da temporada, que decorrerá em 30 de junho de 2018, mas não estará nas melhores condições depois de ter contraído uma lesão, em Espanha.

"Não é o prize money nem as condições excelentes que me motivam; acima de tudo, espero que exista ainda maior competitividade que em 2017. O ano passado já foi bom, com atletas fortes em todas as competições. Apesar de ter ganho todos os troféus em disputa, fui batido em uma das etapas da Taça de Boulder. Isso frustrou-me na altura mas, simultaneamente, motivou-me ainda mais para o resto da temporada."

"Lesionei-me num tendão do dedo anelar da mão direita. No final do mês vou reavaliar mas é certo que não estarei na melhor forma", lamenta Neres, que está também a preparar uma viagem ao mítico "spot" de escalada de Red River Gourge, no Kentucky, Estados Unidos.

"Este ano estou a investir mais na escalada em rocha que na competição, mas isso não quer dizer que esteja menos focado porque quando chego às provas ‘ligo o interruptor’ e esqueço o resto."

Além das novidades no calendário a Federação apresentou um aumento no investimento na modalidade que terá estreia olímpica nos Jogos de Tóquio, de 2020.


Deixe o seu comentário
PUB