"Sustentabilidade a longo prazo" na seleção é o objetivo do novo treinador
Frederico Silva é o nome escolhido para coordenar os escaladores que vão representar Portugal nas competições internacionais. O novo selecionador, internacional português e antigo campeão nacional nas variantes Boulder e Dificuldade, foi anunciado esta sexta-feira pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, através de um comunicado de imprensa.
Especializado na montagem de vias de escalada, o novo líder dos escaladores lusos realça que este foi um passo lógico na sua carreira. "Dentro do panorama nacional, a escolha pareceu-me natural. Não serei a única pessoa com competências para o lugar, mas achei a nomeação normal pela minha experiência como equipador. É muito importante que a pessoa que esteja à frente da equipa esteja ligada ao 'route setting' [montagem de vias] e que possa transpor essa experiência para os exercícios de treino dos atletas", explicou.
O grupo de trabalho nas próximas competições é composto por atletas que atravessam fases diferentes da carreira - alguns consagrados, como o caso de André Neres, e outros mais jovens, como Pedro Pato ou Teresa Coimbra. Frederico Silva explica que a intenção passa "por atingir uma sustentabilidade a longo prazo" na seleção. "Os Jogos Olímpicos [de 2020, em Tóquio] vão ser a locomotiva que vai acelerar a evolução da escalada. As coisas têm de evoluir e se não for agora, teremos muito mais dificuldades em apanhar esse comboio", acrescentou.
A Taça de Espanha de Boulder, este fim-de-semana, será o primeiro teste competitivo da seleção, que conta também com a colaboração do treinador Pedro Alves. André Neres, Vasco Campos, Pedro Pato, João Castro, Bernardo Castro, Mariana Abreu, Teresa Coimbra e Madalena Casanova foram os escaladores escolhidos para representar o país.
Distinção foi esta terça-feira aprovada na reunião do Conselho Nacional do Desporto (CND), que decorreu em Lisboa
Imbróglio que se arrasta há vários anos impede os atletas de competirem no patamar internacional
Neres espera um aumento da competitividade
Primeira prova da época de 2018 de escalada decorreu em Lagoa
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United