O Benfica bateu o FC Porto por 6-4 no jogo 5 das 'meias' do playoff do campeonato nacional e avança assim para a final, onde vai medir forças com o Sporting, numa eliminatória igualmente à melhor de cinco encontros.
Num jogo que teve um ambiente ao rubro nas bancadas, os dragões estiveram duas vezes em vantagem (0-1 e 1-2), mas as águias reagiram e fizeram a cambalhota no marcador com três golos sem resposta (5-2). Os portistas ainda ameaçaram o empate, tendo conseguido reduzir a desvantagem para 5-4, mas um livre direto no último minuto resolveu a partida a favor das águias, que venceram os três jogos que realizaram em casa nesta eliminatória.
A nível individual, destaque para três jogadores que bisaram: Roberto Di Benedetto e Lucas Ordoñez pelo Benfica e Gonçalo Alves pelo FC Porto.
O jogo 1 da final do playoff entre Benfica e Sporting realiza-se na quinta-feira (dia 8), no Pavilhão da Luz.
49' - Golo do Benfica (6-4)! Lucas Ordoñez bate Xavi Malián na conversão de um livre direto e sentencia a partida. FC Porto volta a ter cinco jogadores na quadra a menos de um minuto do fim.
49' - Cartão azul para Telmo Pinto a 49 segundos do fim da partida. É a segunda cartolina azul que o internacional português vê neste encontro.
A menos de dois minutos do fim do encontro já não há praticamente adeptos sentados nas bancadas. Jogo ao rubro nos instantes finais e com o Benfica na frente por um golo (5-4)
48' - Carlo Di Benedetto não consegue bater Pedro Henriques na sequência do livre indireto.
48' - O jogo entre numa fase mais quezilenta e o Benfica comete agora a 10.ª falta no jogo. FC Porto tem direito a livre direto.
48' - Diogo Rafael atira à barra da baliza do FC Porto, após novo contra-ataque rápido do Benfica.
47' - Diogo Rafael atira rasteiro e ao lado da baliza do FC Porto, após um contra-ataque rápido.
46' - Grande defesa de Xavi Malián com a mão a evitar o golo do Benfica, após remate de Lucas Ordoñez.
45' - Golo do FC Porto (5-4)! Carlo Di Benedetto reduz desvantagem dos dragões na recarga a um primeiro remate de Telmo Pinto.
44' - FC Porto atira ao ferro da baliza do Benfica, que joga agora com menos um.
44' - Gonçalo Alves atira forte, mas ao poste da baliza do Benfica na repetição do livre direto.
44' - Gonçalo Alves converte livre direto, mas a equipa de arbitragem manda repetir o lance e Benfica pede timeout.
44' - Cartão azul para Roberto Di Benedetto e FC Porto tem direito a livre indireto.
43' - Golo do FC Porto (5-3)! Gonçalo Alves converte o penálti, bisa e recoloca os dragões na luta pelo resultado.
43' - Penálti para o FC Porto, que tenta agora reentrar em jogo.
41' - Lucas Ordoñez tenta a finta sobre Xavi Malián e não consegue bater o guarda-redes do FC Porto na conversão do livre direto.
41' - FC Porto comete a 15.ª falta e Benfica tem direto a livre direto.
40' - Golo do Benfica (5-2)! Roberto Di Benedetto bisa na partida e deixa as águias mais perto da final.
40' - Diogo Rafael atira forte e ao poste da baliza do FC Porto.
O FC Porto cometeu 13 faltas nos 38 minutos já disputados deste encontro, enquanto o Benfica soma nove.
37' - FC Porto procura voltar a marcar para reentrar no jogo.
35' - Golo do Benfica (4-2)! Gonçalo Pinto aumenta vantagem das águias com um remate à meia volta.
44' - Telmo Pinto vê cartão azul e Benfica tem direito a livre direto.
33' - Golo do Benfica (3-2)! Roberto Di Benedetto aparece na cara de Xavi Malián e faz a cambalhota no marcador, deixando as águias pela primeira vez em vantagem neste encontro.
31' - Golo do Benfica (2-2)! Lucas Ordoñez isola-se frente a Xavi Malián e empata a partida numa altura em que as águias jogavam com menos um jogador.
30' - Gonçalo Alves volta a não conseguir bater Pedro Henriques na conversão de um livre direto. O jogador do FC Porto atira forte e ao ferro da baliza do Benfica, que fica agora a jogar com menos um durante dois minutos.
30' - Cartão azul mostrado a Nil Roca e FC Porto tem novo livre direto à disposição.
28' - Roberto Di Benedetto isola-se perante Xavi Malián, mas tenta desviar a bola do guarda-redes em demasia e esta embate no poste da baliza do FC Porto.
26' - Golo do FC Porto (1-2)! Gonçalo Alves pica a bola e bate Pedro Henriques na recarga de um primeiro remate, na conversão do livre direto.
26' - Cartão azul mostrado a Lucas Ordóñez e FC Porto tem direto a livre direto.
A equipa feminina de hóquei em patins do Benfica mostra o troféu do campeonato nacional, conquistado esta manhã após golear o HC Turquel (4-1), aos adeptos presentes no pavilhão da Luz.
Depois de uma 1.ª parte equilibrada, regista-se um empate ao intervalo. Ezequiel Mena deixou o FC Porto em vantagem (17') e Pablo Álvarez restabeleceu a igualdade perto do intervalo (22'). Esperam-se mais golos na 2.ª parte, até porque o duelo de hoje vai decidir o outro finalista do playoff.
Já se joga o último minuto do 1.ª parte e mantém-se o empate a um.
24' - Telmo Pinto aparece na cara de Pedro Henriques e atira à barra da baliza do Benfica. FC Porto perto do segundo à beira do intervalo.
22' - Golo do Benfica (1-1)! Pablo Álvarez empata a partida, após combinação com Carlos Nicolía. A bola ainda bate num jogador do FC Porto antes de entrar na baliza.
21' - Rafa atira por cima da baliza do Benfica, após remate perto da área do Benfica.
19' - Carlos Nicolía atira para defesa de Xavi Malián, que volta a defender na recarga. O Benfica desperdiça o livre direto.
19' - FC Porto comete a décima falta e Benfica tem direto a livre direto. É Carlos Nicolía quem vai bater.
Depois de ter assistido ao encontro da equipa feminina de hóquei em patins, que se sagrou decacampeão esta manhã - Rui Costa volta a marcar presença nas bancadas do pavilhão da Luz, desta feita para assistir a este encontro. Também Marcel Matz, técnico de voleibol das águias, também está a ver o jogo.
18' - Na resposta ao golo sofrido, Roberto Di Benedetto atira forte para nova defesa de Xavi Malián.
17' - Golo do FC Porto (0-1)! Ezequiel Mena aparece frente a Pedro Henriques e inaugura o marcador a favor dos dragões, na sequência de um contra-ataque rápido.
16' - Xavi Malián volta a mostrar atenção entre os postes com defesas em duas jogadas consecutivas do Benfica.
O FC Porto cometeu a nova falta nesta 1.ª parte, pelo que, à próxima, o Benfica terá direito a um livre direto. Os encarnados somam quatro até ao momento.
13' - Ezequiel Mena atira à barra da baliza do Benfica após remate de longa distância. Fica a dúvida se Pedro Henriques ainda toca na bola.
13' - Gonçalo Pinto atira forte e pouco depois do meio-campo para defesa de Malián com a mão. Nulo teima em persistir.
12' - Rafa tenta picar a bola, mas Pedro Henriques impede o golo com defesa atenta.
11' - Xavi Malián impede o golo do Benfica ao tirar a bola quase em cima da linha, após um remate de meia distância de Nicolía.
O equilibrio tem sido a nota dominante nos primeiros 10 minutos do encontro.
8' - FC Porto comete a quinta falta nesta altura. O Benfica soma três até ao momento.
7' - Sem conseguir entrar na área encarnada, o FC Porto vai apostando em remates de longa distância. Foi o que fez agora Telmo Pinto, com um remate cruzado e a meia altura para defesa de Pedro Henriques para a frente.
Ambiente ao rubro nas bancadas do Pavilhão da Luz, que está praticamente cheio. Os adeptos do Benfica são aqueles que mais se ouvem desde o início da partida.
6' - Roberto Di Benedetto recebe a bola já dentro da área do FC Porto, roda e atira já em queda para defesa de Xavi Malián.
4' - Rafa atira de longe e faz a bola passar longe da baliza do Benfica. FC Porto com dificuldade para entrar em zonas de finalização nestes minutos iniciais.
2' - Pablo Álvarez remata forte e faz a bola embater no poste da baliza do FC Porto. Arranca melhor o Benfica.
Joaquim Pinto, Carlos Correia e José Martins compõem a equipa de arbitragem deste encontro.
Cinco inicial do Benfica: Pedro Henriques, Pablo Álvarez, Nil Roca, Lucas Ordóñez e Roberto Di Benedetto;
Suplentes: Bernardo Mendes, Diogo Rafael, Poka, Carlos Nicolía e Gonçalo Pinto;
Treinador: Nuno Resende
Cinco inicial do FC Porto: Xavi Malián, Telmo Pinto, Rafa, Xavi Barroso e Gonçalo Alves;
Suplentes: Tiago Rodrigues, Ezequiel Mena, Carlo Di Benedetto, Roc Pujadas e Diogo Barata;
Treinador: Ricardo Ares
Do lado portista, foi Telmo Pinto, defesa/médio do FC Porto, quem abordou a partida, tendo afastado a pressão dos dragões. "É uma final e em casa do adversário, mas a pressão está do lado deles, pois terminaram a fase regular em primeiro. Acredito que vamos ter mais ambição. Temos de jogar à Porto", afirmou o internacional português.
Na antevisão ao encontro, Nuno Resende destacou a importância que o fator casa tem tido nesta eliminatória. "Vamos trabalhar para afinar a máquina e garantir a presença na final, que é extremamente importante. O fator casa é primordial e sabíamos disso. O trabalho que desenvolvemos na fase regular garantiu ter estas decisões em casa. Temos de aproveitar esse fator. Tentámos a vitória nos jogos do Dragão, mas não foi possível, não fomos competentes", referiu o técnico do Benfica.
O Benfica venceu os dois encontros das 'meias' do playoff que disputou em casa (5-0 e 7-3), o mesmo que fez o FC Porto (5-2 em ambos os jogos no Dragão Arena). Quem levar a melhor hoje defronta o Sporting - eliminou o OC Barcelos em apenas três jogos - na final do playoff, também disputada à melhor de cinco jogos.
O Benfica recebe o FC Porto este domingo, a partir das 15 horas, no jogo 5 das 'meias' do playoff do campeonato nacional, que se disputa à melhor de cinco jogos. Com duas vitórias para cada uma das equipas, será uma 'negra' de tudo ou nada com a final do playoff em vista. Siga aqui as incidências do jogo em direto.
Diretor de comunicação do FC Porto comenta reação do Benfica sobre o 'saco azul' no andebol das águias
Clube da Luz emitiu comunicado sobre o tema
Ex-jogador esteve oito anos na Luz
Patrioti Levice, que acabou derrotado pelo AEK Larnaka, teve primeiro quarto para esquecer
Jogador deixou o Manchester City em janeiro para ser emprestado ao Bayern Munique e agora está no Barcelona
Tudo aconteceu depois da derrota do Tigres FC diante do Atlético FC, na segunda divisão
Atual treinador-adjunto do Zenit condenou invasão russa ao início mas recusou sempre deixar o clube de São Petersburgo
Jogo foi interrompido aos 55 minutos depois de terem sido atirados vários objetos e tochas para o relvado