O Benfica bateu o FC Porto por 6-4 no jogo 5 das 'meias' do playoff do campeonato nacional e avança assim para a final, onde vai medir forças com o Sporting, numa eliminatória igualmente à melhor de cinco encontros.
Num jogo que teve um ambiente ao rubro nas bancadas, os dragões estiveram duas vezes em vantagem (0-1 e 1-2), mas as águias reagiram e fizeram a cambalhota no marcador com três golos sem resposta (5-2). Os portistas ainda ameaçaram o empate, tendo conseguido reduzir a desvantagem para 5-4, mas um livre direto no último minuto resolveu a partida a favor das águias, que venceram os três jogos que realizaram em casa nesta eliminatória.
A nível individual, destaque para três jogadores que bisaram: Roberto Di Benedetto e Lucas Ordoñez pelo Benfica e Gonçalo Alves pelo FC Porto.
O jogo 1 da final do playoff entre Benfica e Sporting realiza-se na quinta-feira (dia 8), no Pavilhão da Luz.
49' - Golo do Benfica (6-4)! Lucas Ordoñez bate Xavi Malián na conversão de um livre direto e sentencia a partida. FC Porto volta a ter cinco jogadores na quadra a menos de um minuto do fim.
49' - Cartão azul para Telmo Pinto a 49 segundos do fim da partida. É a segunda cartolina azul que o internacional português vê neste encontro.
A menos de dois minutos do fim do encontro já não há praticamente adeptos sentados nas bancadas. Jogo ao rubro nos instantes finais e com o Benfica na frente por um golo (5-4)
48' - Carlo Di Benedetto não consegue bater Pedro Henriques na sequência do livre indireto.
48' - O jogo entre numa fase mais quezilenta e o Benfica comete agora a 10.ª falta no jogo. FC Porto tem direito a livre direto.
48' - Diogo Rafael atira à barra da baliza do FC Porto, após novo contra-ataque rápido do Benfica.
47' - Diogo Rafael atira rasteiro e ao lado da baliza do FC Porto, após um contra-ataque rápido.
46' - Grande defesa de Xavi Malián com a mão a evitar o golo do Benfica, após remate de Lucas Ordoñez.
45' - Golo do FC Porto (5-4)! Carlo Di Benedetto reduz desvantagem dos dragões na recarga a um primeiro remate de Telmo Pinto.
44' - FC Porto atira ao ferro da baliza do Benfica, que joga agora com menos um.
44' - Gonçalo Alves atira forte, mas ao poste da baliza do Benfica na repetição do livre direto.
44' - Gonçalo Alves converte livre direto, mas a equipa de arbitragem manda repetir o lance e Benfica pede timeout.
44' - Cartão azul para Roberto Di Benedetto e FC Porto tem direito a livre indireto.
43' - Golo do FC Porto (5-3)! Gonçalo Alves converte o penálti, bisa e recoloca os dragões na luta pelo resultado.
43' - Penálti para o FC Porto, que tenta agora reentrar em jogo.
41' - Lucas Ordoñez tenta a finta sobre Xavi Malián e não consegue bater o guarda-redes do FC Porto na conversão do livre direto.
41' - FC Porto comete a 15.ª falta e Benfica tem direto a livre direto.
40' - Golo do Benfica (5-2)! Roberto Di Benedetto bisa na partida e deixa as águias mais perto da final.
40' - Diogo Rafael atira forte e ao poste da baliza do FC Porto.
O FC Porto cometeu 13 faltas nos 38 minutos já disputados deste encontro, enquanto o Benfica soma nove.
37' - FC Porto procura voltar a marcar para reentrar no jogo.
35' - Golo do Benfica (4-2)! Gonçalo Pinto aumenta vantagem das águias com um remate à meia volta.
44' - Telmo Pinto vê cartão azul e Benfica tem direito a livre direto.
33' - Golo do Benfica (3-2)! Roberto Di Benedetto aparece na cara de Xavi Malián e faz a cambalhota no marcador, deixando as águias pela primeira vez em vantagem neste encontro.
31' - Golo do Benfica (2-2)! Lucas Ordoñez isola-se frente a Xavi Malián e empata a partida numa altura em que as águias jogavam com menos um jogador.
30' - Gonçalo Alves volta a não conseguir bater Pedro Henriques na conversão de um livre direto. O jogador do FC Porto atira forte e ao ferro da baliza do Benfica, que fica agora a jogar com menos um durante dois minutos.
30' - Cartão azul mostrado a Nil Roca e FC Porto tem novo livre direto à disposição.
28' - Roberto Di Benedetto isola-se perante Xavi Malián, mas tenta desviar a bola do guarda-redes em demasia e esta embate no poste da baliza do FC Porto.
26' - Golo do FC Porto (1-2)! Gonçalo Alves pica a bola e bate Pedro Henriques na recarga de um primeiro remate, na conversão do livre direto.
26' - Cartão azul mostrado a Lucas Ordóñez e FC Porto tem direto a livre direto.
A equipa feminina de hóquei em patins do Benfica mostra o troféu do campeonato nacional, conquistado esta manhã após golear o HC Turquel (4-1), aos adeptos presentes no pavilhão da Luz.
Depois de uma 1.ª parte equilibrada, regista-se um empate ao intervalo. Ezequiel Mena deixou o FC Porto em vantagem (17') e Pablo Álvarez restabeleceu a igualdade perto do intervalo (22'). Esperam-se mais golos na 2.ª parte, até porque o duelo de hoje vai decidir o outro finalista do playoff.
Já se joga o último minuto do 1.ª parte e mantém-se o empate a um.
24' - Telmo Pinto aparece na cara de Pedro Henriques e atira à barra da baliza do Benfica. FC Porto perto do segundo à beira do intervalo.
22' - Golo do Benfica (1-1)! Pablo Álvarez empata a partida, após combinação com Carlos Nicolía. A bola ainda bate num jogador do FC Porto antes de entrar na baliza.
21' - Rafa atira por cima da baliza do Benfica, após remate perto da área do Benfica.
19' - Carlos Nicolía atira para defesa de Xavi Malián, que volta a defender na recarga. O Benfica desperdiça o livre direto.
19' - FC Porto comete a décima falta e Benfica tem direto a livre direto. É Carlos Nicolía quem vai bater.
Depois de ter assistido ao encontro da equipa feminina de hóquei em patins, que se sagrou decacampeão esta manhã - Rui Costa volta a marcar presença nas bancadas do pavilhão da Luz, desta feita para assistir a este encontro. Também Marcel Matz, técnico de voleibol das águias, também está a ver o jogo.
18' - Na resposta ao golo sofrido, Roberto Di Benedetto atira forte para nova defesa de Xavi Malián.
17' - Golo do FC Porto (0-1)! Ezequiel Mena aparece frente a Pedro Henriques e inaugura o marcador a favor dos dragões, na sequência de um contra-ataque rápido.
16' - Xavi Malián volta a mostrar atenção entre os postes com defesas em duas jogadas consecutivas do Benfica.
O FC Porto cometeu a nova falta nesta 1.ª parte, pelo que, à próxima, o Benfica terá direito a um livre direto. Os encarnados somam quatro até ao momento.
13' - Ezequiel Mena atira à barra da baliza do Benfica após remate de longa distância. Fica a dúvida se Pedro Henriques ainda toca na bola.
13' - Gonçalo Pinto atira forte e pouco depois do meio-campo para defesa de Malián com a mão. Nulo teima em persistir.
12' - Rafa tenta picar a bola, mas Pedro Henriques impede o golo com defesa atenta.
11' - Xavi Malián impede o golo do Benfica ao tirar a bola quase em cima da linha, após um remate de meia distância de Nicolía.
O equilibrio tem sido a nota dominante nos primeiros 10 minutos do encontro.
8' - FC Porto comete a quinta falta nesta altura. O Benfica soma três até ao momento.
7' - Sem conseguir entrar na área encarnada, o FC Porto vai apostando em remates de longa distância. Foi o que fez agora Telmo Pinto, com um remate cruzado e a meia altura para defesa de Pedro Henriques para a frente.
Ambiente ao rubro nas bancadas do Pavilhão da Luz, que está praticamente cheio. Os adeptos do Benfica são aqueles que mais se ouvem desde o início da partida.
6' - Roberto Di Benedetto recebe a bola já dentro da área do FC Porto, roda e atira já em queda para defesa de Xavi Malián.
4' - Rafa atira de longe e faz a bola passar longe da baliza do Benfica. FC Porto com dificuldade para entrar em zonas de finalização nestes minutos iniciais.
2' - Pablo Álvarez remata forte e faz a bola embater no poste da baliza do FC Porto. Arranca melhor o Benfica.
Joaquim Pinto, Carlos Correia e José Martins compõem a equipa de arbitragem deste encontro.
Cinco inicial do Benfica: Pedro Henriques, Pablo Álvarez, Nil Roca, Lucas Ordóñez e Roberto Di Benedetto;
Suplentes: Bernardo Mendes, Diogo Rafael, Poka, Carlos Nicolía e Gonçalo Pinto;
Treinador: Nuno Resende
Cinco inicial do FC Porto: Xavi Malián, Telmo Pinto, Rafa, Xavi Barroso e Gonçalo Alves;
Suplentes: Tiago Rodrigues, Ezequiel Mena, Carlo Di Benedetto, Roc Pujadas e Diogo Barata;
Treinador: Ricardo Ares
Do lado portista, foi Telmo Pinto, defesa/médio do FC Porto, quem abordou a partida, tendo afastado a pressão dos dragões. "É uma final e em casa do adversário, mas a pressão está do lado deles, pois terminaram a fase regular em primeiro. Acredito que vamos ter mais ambição. Temos de jogar à Porto", afirmou o internacional português.
Na antevisão ao encontro, Nuno Resende destacou a importância que o fator casa tem tido nesta eliminatória. "Vamos trabalhar para afinar a máquina e garantir a presença na final, que é extremamente importante. O fator casa é primordial e sabíamos disso. O trabalho que desenvolvemos na fase regular garantiu ter estas decisões em casa. Temos de aproveitar esse fator. Tentámos a vitória nos jogos do Dragão, mas não foi possível, não fomos competentes", referiu o técnico do Benfica.
O Benfica venceu os dois encontros das 'meias' do playoff que disputou em casa (5-0 e 7-3), o mesmo que fez o FC Porto (5-2 em ambos os jogos no Dragão Arena). Quem levar a melhor hoje defronta o Sporting - eliminou o OC Barcelos em apenas três jogos - na final do playoff, também disputada à melhor de cinco jogos.
O Benfica recebe o FC Porto este domingo, a partir das 15 horas, no jogo 5 das 'meias' do playoff do campeonato nacional, que se disputa à melhor de cinco jogos. Com duas vitórias para cada uma das equipas, será uma 'negra' de tudo ou nada com a final do playoff em vista. Siga aqui as incidências do jogo em direto.
Ex-jogador esteve oito anos na Luz
Patrioti Levice, que acabou derrotado pelo AEK Larnaka, teve primeiro quarto para esquecer
Investigação interna avança no clube da Luz
Piloto da GAS GAS assume que nunca tinha vivido nada assim
Jogador deixou o Manchester City em janeiro para ser emprestado ao Bayern Munique e agora está no Barcelona
Tudo aconteceu depois da derrota do Tigres FC diante do Atlético FC, na segunda divisão
Jogo foi interrompido aos 55 minutos depois de terem sido atirados vários objetos e tochas para o relvado
Atual treinador-adjunto do Zenit condenou invasão russa ao início mas recusou sempre deixar o clube de São Petersburgo