Bobsleigh: Mais um russo punido por doping

Alexey Voievoda banido pelo COI das futuras edições de Jogos Olímpicos de Inverno

Alexey Voievoda, integrante da equipa russa de bobsleigh nos Jogos Olímpicos Sochi'2014, é o mais recente atleta castigado por doping, no quadro da dopagem generalizada praticada pela Rússia nos últimos anos.

O Comité Olímpico Internacional (COI), com base nas conclusões da Comissão Oswald para o doping de estado na Rússia, bane Voievoda das futuras edições de Jogos Olímpicos de Inverno. Entretanto, já tinha perdido as medalhas de ouro de bobsleigh de dois e de quatro, em função das sanções já aplicadas aos seus companheiros de equipa, nomeadamente Aleksandr Zubkov, que com ele esteve no bobsleigh de dois.

Com este caso, eleva-se para 32 o número de desportistas russos desclassificados de Sochi'2014 e castigados, com base das conclusões da Comissão Oswald. No total, a Rússia já perdeu assim 11 medalhas (um terço das que ganhou) e deixou de ser o país mais medalhado.

A Comissão Oswald foi nomeada pelo COI após ser conhecido um sistema organizado de doping na Rússia, que terá vigorado de 2011 a 2015. Seguiu-se aos dois relatórios assinados pelo canadiano Richard McLaren, mandatado pela Agência Mundial Antidopagem.

Para PyeongChang, a Rússia continua a não poder competir, mas alguns atletas considerados limpos vão ser autorizados a estar na Coreia do Sul, a título individual. Um painel presidido pela antiga ministra dos Desportos de França, Valérie Fourneyron, vai elaborar essa lista.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Modalidades

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.