Columbofilia: Emoção em Mira

Pombos-correio de todo o Mundo mostram atributos e são o centro das atenções este sábado

Contagem decrescente para a 20ª edição dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia. Em 2017, 20 anos após a 1ª edição, a prova traz até ao município de Mira, no distrito de Coimbra, ‘atletas’ de 33 países e promete concentrar os olhares nos céus da vila, no próximo sábado. Numa organização da Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), com o apoio da Federação Columbófila Internacional e da Câmara Municipal de Mira, o evento traz até à ‘casa’ da prova, o Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, centenas de pessoas para assistir ao vivo à chegada dos pombos-correio.

Com cinco competições em disputa (ver quadro da página seguinte) voam na prova final mais de 1.000 ‘atletas’, numa solta única e feita em simultâneo para todas as provas. Caso as condições meteorológicas sejam favoráveis, o início está marcado para as 7h00, em Almodôvar, no distrito de Beja, estando as chegadas, dependentes da hora de solta, previstas a partir das 12h00, no Columbódromo de Mira.

Os Campeonatos de Mira promovem a competição de derbies. O presidente da FPC, José Luís Jacinto, enumera algumas vantagens deste tipo de provas: "Permitem que um conjunto de columbófilos, que não pode praticar a modalidade nas suas casas, continue a competir; através da competição, dão a esses praticantes a possibilidade de testar a qualidade dos seus pombos; criam um espaço e um dia de convívio ímpar entre todos os praticantes da modalidade", destaca o dirigente.

Um dos pontos altos é a realização da ‘prova rainha’ da columbofilia, a nível mundial, o Campeonato do Mundo. A decorrer em Mira pela quinta vez, "é o reconhecimento de um modelo de organização, elogiado como um dos melhores, a nível mundial", destaca o dirigente. No próximo sábado, José Luís Jacinto espera que as pessoas "venham até ao Columbódromo, em grupo ou em família, para conviver e desfrutar das condições de todo o espaço", que, segundo o próprio, "é de todos os columbófilos portugueses". Num sábado de emoções fortes, Mira promete ser, mais uma vez, o local da grande festa da columbofilia portuguesa.

Incêndios afetam preparação dos ‘atletas’

Após os primeiros voos à volta do pombal, os ‘atletas’ iniciaram um plano progressivo de treinos, com quatro sessões de preparação, sem classificações, a decorrerem entre os dias 6 e 31 de julho. Seguiram-se cinco Treinos Oficiais, já com tabelas de classificações, entre os dias 4 e 25 de agosto. Na terceira sessão, realizada a 12 de agosto, com solta no município de Ourém, os incêndios, que afetaram vários municípios dos distritos de Coimbra e Santarém, condicionaram o treino. O coordenador desportivo da FPC, Almerindo Mota, revela que "esse foi um treino em que se perderam muitos pombos", algo que, "prejudicou a preparação", lamenta. O responsável sublinha que, "tirando essa situação, decorreu tudo dentro da normalidade".

Portugal parte à procura de título inédito

No currículo da columbofilia portuguesa há diversas conquistas internacionais que se destacam, com Portugal a alcançar, entre outros, os títulos de Campeão Olímpico, a título individual e coletivo, em diversas edições das Olimpíadas de Columbofilia; Campeão do Mundo jovens, individual, e vice-Campeão do Mundo, a nível coletivo; Campeão Europeu, a título individual; Medalhas de ouro e prata em várias provas do circuito mundial dos ‘One Loft Race-Grand Prix’. No extenso palmarés há uma prova que nunca teve um vencedor português: o Campeonato do Mundo. "Temos a certeza de que os nossos pombos estão preparados para competir e ganhar a qualquer pombo do Mundo", garante o presidente da FPC, José Luís Jacinto.

Na quinta edição realizada em Mira (1997, 2003, 2011, 2013 e 2017) os ‘atletas’ portugueses vão tentar quebrar o jejum de vitórias na prova, e procuram, ‘ em casa’, o título mais apetecido, na competição columbófila de derbies, a nível mundial.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Modalidades

Notícias

Notícias Mais Vistas