Columbofilia: Pombos nacionais voam alto em Mira

cores nacionais estiveram em grande plano

Columbofilia: Pombos nacionais voam alto em Mira
Columbofilia: Pombos nacionais voam alto em Mira • Foto: DIREITOS RESERVADOS

As cores nacionais estiveram em grande plano, entre 927 pombos de 21 países, nos Campeonatos Internacionais que tornaram Mira na capital europeia da columbofilia no passado sábado. Os maiores destaques foram para Joaquim Guedes, com o 2.º lugar no Grand Prix (a prova principal foi ganha por um pombo alemão da Team Sylt 2000) e para a Cachopas & Madeira, que arrasou na Champions League, com três pombos nos dez primeiros lugares (1.º, 4.º e 10.º). No Campeonato da Europa, Joaquim Saraiva & Filhos foi o melhor representante nacional (6.º) numa tabela liderada pelo representante da Bulgária.

"Esta equipa já existe há mais de 40 anos, sempre a apurar a nossa raça, e este ano conseguiu os melhores resultados de sempre", regozija-se Jorge Madeira, de 32 anos, que, com o sogro Joaquim Cachopas, formou a Cachopas & Madeira. "Participámos com três equipas, demos o nome do patrocinador – Queijaria Cachopas – e conseguimos mostrar que estamos ao nível dos melhores de lá de fora", adianta o columbófilo de Évora.

Com o triunfo na Champions League a equipa arrecadou um prémio de 2.600 euros que servirá para amortizar o investimento nos 450 pombos que possui. De resto, o destaque nos Campeonatos de Mira motivou a abordagem de muitos columbófilos nacionais e estrangeiros que já cobiçam os seus exemplares em leilões online (onde os valores por pombo podem chegar aos 500/600 euros).

O campeoníssimo Guedes

Joaquim Guedes, de Oliveira de Azeméis, é um nome incontornável na columbofilia nacional e o 2.º lugar no Grand Prix de Portugal de 2015 só veio confirmar a qualidade dos seus pombos. "Nos últimos 15 anos só participo em provas de nível nacional e internacional, nomeadamente dérbis, e não me posso queixar. Já ganhei três carros e conquistei cinco 1.ºs prémios [três em Faro e dois em Mira]", afirma a Record o columbófilo de 70 anos, cuja cereja no topo do bolo foi o Grande Prémio de Mira de 2006, com cinco pombos nos… cinco primeiros lugares.

Atualmente dedicado à reprodução (com 75 casais), Joaquim Guedes explica o segredo dos seus campeões. "Costumo dizer que os pombos de origem portuguesa são pombos de combate e quando cruzados com pombos inteligentes, como são os da Holanda ou da Bélgica – o relevo desses países torna-os também muito rápidos – saem atletas fabulosos." Quanto à aposta nos dérbis (provas com um único local de chegada), Joaquim Guedes justifica: "As condições são as mesmas para todos."

Prova europeia volta em 2016

José Luís Jacinto sublinhou o mérito da organização da Federação Portuguesa de Columbofilia que repetirá no próximo ano a sede do Europeu (será a 12.ª edição nos últimos 14 anos) . "Os campeonatos de Mira são uma referência ao nível nacional e internacional", disse o presidente da FPC. O final da época desportiva de 2015 encerra hoje com a Golden Race (500 km) em Monte Gordo, que oferece um prémio de 100 mil euros ao vencedor final.

CLASSIFICAÇÕES

FIC Grand Prix de Portugal

Individual

1.º Team Sylt 2000 (Alemanha)

2.º Joaquim Guedes (Portugal)

3.º Appaz Tozchala (Bulgária)

4.º Balseiro & Costa (Portugal)

5.º W.A. Waldow & S. Thiel (Alemanha)

6.º Portugal Super Flying Team (Portugal)

Pombo Ás

1.º Joaquim Guedes (Portugal); 2.º Lutropical & Carvaho (Suíça); 3.º Queijaria Cachopas (Portugal)

Equipas

1.ª Jansienes Pieter Krast (Portugal)

2.ª Cecília Guedes (Portugal)

3.ª Queijaria Cachopas (Portugal)

Champions League

Individual

1.º Queijaria Cachopas (Portugal)

2.º Van Put Joseph (Bélgica)

3.º Greg Team (Eslováquia)

4.º Queijaria Cachopas (Portugal)

5.º Os Barros (Portugal)

Campeonato da Europa

Individual

1.º Appaz Tozchala (Bulgária); 2.º Franz Stockinger (Áustria); 3.º René Leux (França); (…); 6.º Joaquim Saraiva & Filhos (Portugal)

Pombo Ás: 1.º Joaquim Saraiva & Filhos (Portugal)

Equipas (país)

1.º França; 2.º Eslováquia; 3.º Áustria; 4.º Suíça; 5º Portugal

Campeonato da Europa de jovens

Individual

1.º Nicole Marchat (Áustria); 2.º Pierre Labadot (França); (…); 7.º Ricardo Taipina (Portugal)

Pombo Ás: 1.º Daria Sorean (Itália); 2.º Nicole Marchat (Áustria); 3.º Ricardo Taipina (Portugal)

Equipas (País)

1.º Áustria; 2.º Itália; 3.º Alemanha; (…); 7.º Portugal

Nota: A classifificação "Pombo Ás" premeia o mais regular, somando treinos oficiais e competição final

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Modalidades

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.