Comité de Atletas da AMA quer investigar mais países e outras modalidades

Beckie Scott escreveu uma carta aberta ao líder do organismo

• Foto: Getty Images Sport

O presidente do Comité de Atletas da Agência Mundial Antidoping (AMA) exortou a direção do organismo no sentido de investigar mais países além da Rússia, assim como outras modalidades que não o atletismo, no âmbito do relatório "doping organizado".

A dirigente, Beckie Scott, antiga esquiadora, escreveu uma carta aberta ao presidente da AMA, Craig Reedie, onde afirma que os atletas permanecem preocupados com a escalada do uso de doping na Rússia, o que pode ter-se estendido a outras modalidades além do atletismo.

"Estamos convictos de que teremos que expandir as investigações a outras modalidades na Rússia, assim como a outros países identificados no relatório", disse a presidente da comissão.

Segundo Beckie Scott, a comissão recebe, "desde novembro, muitos pedidos de atletas e comités de vários desportos, de várias nações, sobre essa possibilidade".

"Muitos comentários e declarações no próprio relatório indiciam que outras modalidades e outros países estão implicados, o que merece investigação mais apurada, pois, perante esses indícios, a que foi efetuada é insatisfatória", concluiu.

Os atletas russos foram banidos das competições internacionais em novembro, conforme recomendação da Agência Mundial Antidoping (AMA) à IAAF.

Hoje, o conselho da IAAF, hoje reunido no Mónaco, decidiu estender essa suspensão pelo menos até maio, seguindo a recomendação da missão de acompanhamento às reformas realizadas pelos russos.

Rune Anderson, o norueguês que acompanha o processo encetado pela federação russa da modalidade, referiu perante a comissão que houve "progressos significativos" em termos de combate ao doping, mas que "ainda há muito trabalho por fazer" por parte da RusAF para cumprir os critérios definidos.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Modalidades

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.