COP aprova medidas de desenvolvimento desportivo e institui Prémo José Manuel Constantino

Assembleia Plenária deu aval a três regulamentos

COP aprova medidas
COP aprova medidas • Foto: COP

A Assembleia Plenária do Comité Olímpico de Portugal (COP) aprovou esta quinta-feira três regulamentos relativos à execução do Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2024-2028, bem como a instituição do Prémio José Manuel Constantino, antigo presidente do organismo.

Em comunicado, o COP anunciou a aprovação dos três regulamentos nas áreas de requalificação de instalações, investigação e prática desportiva feminina, bem como de uma proposta "de atribuições de funções de gestão executiva remunerada a dois elementos da Comissão Executiva do COP, nomeadamente a secretária-geral, Diana Gomes, e o membro Pedro Farromba".

Segundo o organismo, no projeto ligado à requalificação de instalações desportivas "os candidatos, clubes desportivos sem fins lucrativos, podem beneficiar de verbas entre 1.000 euros e 45 mil euros por projeto", enquanto na área da investigação poderão candidatar-se instituições universitárias e centros de investigação.

Nesta matéria, explica o COP, "está previsto o financiamento de no mínimo 10 projetos de investigação, para produção de conhecimento com aplicação prática no desenvolvimento desportivo, sendo o financiamento previsto de até 150 mil euros".

A Assembleia Plenária aprovou também "o regulamento para o concurso que permitirá selecionar projetos que visem aumentar a prática desportiva feminina, destinado a clubes, sendo a dotação orçamental de sete milhões de euros".

O organismo deu 'luz verde' às alterações propostas ao Regulamento de Prémios e Galardões do COP, nomeadamente a introdução do Prémio José Manuel Constantino [antigo presidente do COP, falecido em 2024] "destinado a distinguir clubes vocacionados para o desporto de base, mediante apresentação de candidatura pelas respetivas federações".

Na reunião magna foi igualmente votado por unanimidade o orçamento retificativo para 2025, na sequência do orçamento aprovado em novembro de 2024, para, segundo o organismo, "responder às necessidades criadas pelo número crescente de atletas integrados no Programa de Preparação Olímpica".

No início da reunião, o presidente do COP, Fernando Gomes, fez um balanço positivo dos primeiros seis meses de gestão, e informou que o COP já está a negociar o Plano de Preparação Olímpica para Los Angeles2028 "com um aumento perspetivado de pelo menos 20%, determinantes para aumentar o financiamento disponível para a preparação",

Em declarações divulgadas pelo COP, Fernando Gomes reafirmou que a curto prazo serão integrados mais atletas no projeto de Esperanças Olímpicas, indicando que tal permitirá "alargar o Plano de Preparação Olímpica para LA 2028 a mais de 150 atletas".

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Modalidades Notícias
Notícias Mais Vistas