COP homenageou cinco investigadoras na área do desporto no Dia da Mulher

Analiza Silva, Beatriz Gomes, Elisa Marques, Isabel Mesquita e Luísa Soares-Miranda

• Foto: COP

O Comité Olímpico de Portugal (COP) homenageou esta quinta-feira cinco investigadoras na área do Desporto, numa cerimónia evocativa do dia internacional da mulher.

Analiza Silva, Beatriz Gomes, ex-canoísta que esteve nos Jogos Pequim2008 e Londres2012, Elisa Marques, Isabel Mesquita e Luísa Soares-Miranda foram as cinco mulheres homenageadas.

"Na nossa perspetiva [a homenagem é justa] é justa. É um conjunto de jovens investigadoras no âmbito das Ciências do Desporto e que foram escolhidas pelos seus pares. O Comité Olímpico limitou-se a reconhecer as indicações que recebeu das unidades de investigação que estão reconhecidas pela Federação da Ciência e Tecnologia. Acreditamos que se foram indicadas é porque constituem excelentes exemplos para os restantes investigadores", disse o presidente do COP.

Em declarações à agência Lusa, José Manuel Constantino lembrou que esta foi a segunda iniciativa do género organizada pelo COP, depois de há dois anos terem sido homenageadas mulheres que se distinguiram no dirigismo desportivo.

Presente na cerimónia esteve o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que considerou simbólica esta homenagem, dando os parabéns ao COP pela organização.

"São mulheres que são distinguidas pela sua investigação na área do desporto. Investigação no feminino numa área [das ciências] em que a paridade acontece mais do que em outras áreas. Temos as mulheres a investigarem mais e a darem mais a sua perspetiva e a focarem-se mais na participação das mulheres no desporto. É muito salutar", disse à Lusa.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Modalidades

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.