A também tenista Serena Williams venceu a distinção para Melhor Desportista Feminina
Roger Federer, de 36 anos, tornou-se esta terça-feira no mais premiado desportista da história dos prémios Laureus – uma espécie de Óscares do Desporto – ao vencer a distinção de ‘Desportista Masculino do Ano’ [referente a 2017] pela quinta vez na sua carreira, superando atleta jamaicano Usain Bolt, já retirado, com quem dividia o recorde.
Federer bateu Cristiano Ronaldo, que foi nomeado pela quinta vez (2009, 2014, 2015 e 2017 e 2018), mas continua sem vencer o principal prémio dos Laureus, algo que nunca foi alcançado por um futebolista.
Além do capitão da seleção portuguesa, Federer bateu nomes como o fundista britânico Mo Farah, o ciclista britânico Chris Froome, o piloto britânico de Fórmula 1 Lewis Hamilton e o tenista espanhol Rafael Nadal.
"Nunca pensei que voltaria a este nível. Estava apenas contente por estar de novo saudável e voltar aqui é incrível. Agradeço a todos as pessoas que contribuíram para que isto acontecesse. 2017 foi um sonho. Todos os nomeados foram fantástico e quero dar os parabéns a todos", afirmou tenista suíço, que sucedeu ao jamaicano Usain Bolt e conquistou também o prémio para melhor regresso do ano.
A também tenista Serena Williams venceu a distinção para Melhor Desportista Feminina - apesar de ter vencido apenas um título [o Australian Open] em 2017, quando já estava grávida - à frente das compatriotas Allyson Felix (atletismo), Mikaela Shiffrin (alpinismo) e Katie Ledecky (natação) e também da sul-africana Caster Semenya (atletismo) e da espanhola Garbine Muguruza.
A Mercedes-AMG Pretonas, de Fórmula 1, foi considerada a equipa do ano e o prémio de revelação de 2017 foi para golfista espanhol Sergio García.
Os prémios Laureus, conhecidos como os 'Óscares' do desporto, são atribuídos desde o ano 2000, tendo Lisboa acolhido a organização das edições de 2004 e 2005.
Acompanhe todas as incidências do encontro do Campeonato Nacional de andebol
Leões perderam por 3-1 no redutos dos alemães do SVG Lüneburg
Entrada em falso na segunda fase da competição (Grupo M)
Terceira jornada continua esta quinta-feira
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura