Portugal recebe 2500 atletas entre os dias 14 e 19 de outubro
A Praia da Rocha vai receber o primeiro Mundial de Clubes de Ultimate Frisbee de praia. De 14 a 19 de outubro, mais de 2500 atletas vão competir pelos títulos em disputa, sendo que há quatro equipas portuguesas que também vão a jogo.
Com cada vez mais praticantes em todo o mundo, o Ultimate está de regresso às areias portuguesas, desta feita numa competição de clubes que se divide em três categorias: masculina, feminina e mista. Vinte anos depois de ter recebido um Mundial de Seleções, na Figueira da Foz, Portugal volta a acolher jogadores de todo o mundo para uma semana preenchida com mais de 600 jogos.
A representar o nosso país serão quatro as equipas em competição, distribuídas pelas três divisões. De Aveiro e Lisboa, os Gambozinos e os Disc'Over, respetivamente, vão lutar pelo título masculino. As Marias, com atletas de todo o país, vão competir na divisão feminina e, na mista, uma equipa que joga em casa: os Ultimate FrisbeeAlgarve.
Para Filipa May, presidente da Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD), este é um momento marcante para os praticantes portugueses da modalidade. "É um orgulho imenso que Portugal seja uma vez mais o berço de uma competição de clubes de Ultimate de Praia que reúne equipas e atletas de nações dos quatro cantos do mundo. Mas o mais extraordinário é levarmos quatro equipas portuguesas, de Norte a Sul do país, quando o desporto está ainda a dar os primeiros passos - em comparação com outros países - e termos um leque atlético, embora reduzido, altamente competitivo", assume.
"O Ultimate é um desporto que apaixona todos os que o praticam. Começámos como um bando de apaixonados pelo disco-de-plástico e hoje há atletas para-profissionais de Ultimate que o tornaram no desporto mais inclusivo e "eco-friendly", sem perder intensidade e competitividade. Estamos muito perto de incluir este desporto no Programa Nacional de Desporto Escolar e este evento é mais uma prova de que o Ultimate deve ser ensinado nas escolas", explica ainda Filipa May.
O que é o Ultimate Frisbee?
Não se joga com uma bola mas sim com o disco voador que nos habituamos a ver serlançado na praia, nas brincadeiras de miúdos e graúdos. Ainda assim, é uma modalidade que pode ser praticada também em campo relvado ou pavilhão.
Na versão de praia, como será o caso deste Mundial de Clubes, é disputada por duas equipas, com cinco jogadores e em cada uma, e dispensa a presença de um árbitro. O objetivo é que um jogador apanhe o disco na zona de marcação da equipa contrária.
Como regras básicas tem o facto de não poder haver contacto físico entre osadversários e o jogador não poder correr com o disco na mão. O jogador que tiver o disco tem 10 segundos para o passar a um colega de equipa, sendo que pode ser passado em qualquer direção. Se cair ou for intercetado, a posse muda de equipa.
O jogo termina quando a primeira equipa marcar 13 pontos ou quando terminar o tempo regulamentar.
Selecionador nacional após a conquista do Europeu de hóquei em patins
Selecionador francês deixa críticas ao estilo de jogo da Seleção
Avançado de 33 anos continurá a carreira no FC Porto
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United