Festa na areia: Praia da Rocha acolhe Mundial de Ultimate Frisbee

Portugal recebe 2500 atletas entre os dias 14 e 19 de outubro

A Praia da Rocha vai receber o primeiro Mundial de Clubes de Ultimate Frisbee de praia. De 14 a 19 de outubro, mais de 2500 atletas vão competir pelos títulos em disputa, sendo que há quatro equipas portuguesas que também vão a jogo.

Com cada vez mais praticantes em todo o mundo, o Ultimate está de regresso às areias portuguesas, desta feita numa competição de clubes que se divide em três categorias: masculina, feminina e mista. Vinte anos depois de ter recebido um Mundial de Seleções, na Figueira da Foz, Portugal volta a acolher jogadores de todo o mundo para uma semana preenchida com mais de 600 jogos.

A representar o nosso país serão quatro as equipas em competição, distribuídas pelas três divisões. De Aveiro e Lisboa, os Gambozinos e os Disc'Over, respetivamente, vão lutar pelo título masculino. As Marias, com atletas de todo o país, vão competir na divisão feminina e, na mista, uma equipa que joga em casa: os Ultimate FrisbeeAlgarve.

Para Filipa May, presidente da Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD), este é um momento marcante para os praticantes portugueses da modalidade. "É um orgulho imenso que Portugal seja uma vez mais o berço de uma competição de clubes de Ultimate de Praia que reúne equipas e atletas de nações dos quatro cantos do mundo. Mas o mais extraordinário é levarmos quatro equipas portuguesas, de Norte a Sul do país, quando o desporto está ainda a dar os primeiros passos - em comparação com outros países - e termos um leque atlético, embora reduzido, altamente competitivo", assume.

"O Ultimate é um desporto que apaixona todos os que o praticam. Começámos como um bando de apaixonados pelo disco-de-plástico e hoje há atletas para-profissionais de Ultimate que o tornaram no desporto mais inclusivo e "eco-friendly", sem perder intensidade e competitividade. Estamos muito perto de incluir este desporto no Programa Nacional de Desporto Escolar e este evento é mais uma prova de que o Ultimate deve ser ensinado nas escolas", explica ainda Filipa May.

O que é o Ultimate Frisbee?

Não se joga com uma bola mas sim com o disco voador que nos habituamos a ver serlançado na praia, nas brincadeiras de miúdos e graúdos. Ainda assim, é uma modalidade que pode ser praticada também em campo relvado ou pavilhão.

Na versão de praia, como será o caso deste Mundial de Clubes, é disputada por duas equipas, com cinco jogadores e em cada uma, e dispensa a presença de um árbitro. O objetivo é que um jogador apanhe o disco na zona de marcação da equipa contrária.

Como regras básicas tem o facto de não poder haver contacto físico entre osadversários e o jogador não poder correr com o disco na mão. O jogador que tiver o disco tem 10 segundos para o passar a um colega de equipa, sendo que pode ser passado em qualquer direção. Se cair ou for intercetado, a posse muda de equipa.

O jogo termina quando a primeira equipa marcar 13 pontos ou quando terminar o tempo regulamentar.

Por João Seixas
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Modalidades Notícias
Notícias Mais Vistas