O governo de Itália aprovou esta terça-feira um decreto que concede mais autonomia ao Comité Olímpico Italiano (CONI) de forma a evitar eventuais suspensões do Comité Olímpico Internacional (COI) devido a ingerência política no organismo.
A aprovação do decreto foi um dos últimos atos do governo liderado por Giuseppe Conte, que esta terça-feira deve apresentar a sua demissão devido à falta de apoio à sua coligação parlamentar, após a crise provocada pelo abandono do partido Itália Viva, de Matteo Renzi.
O decreto foi aprovado um dia da reunião do comité executivo do COI na qual deveria ser analisada uma possível sanção ao comité nacional italiano, devido à ingerência do governo na gestão do CONI, que poderia afetar a participação dos atletas transalpinos nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.
"O documento contém regulamentações que dão autonomia ao nosso comité", afirmou o ministro do Desporto, Vincenzo Spadafora, acrescentando: "a decisão de hoje afasta todas as dúvidas e resolve a questão da independência do CONI".
A possível ingerência questionada pelo COI está relacionada com a criação, pelo governo italiano, de um organismo denominado Sport e Salute para administrar o dinheiro disponibilizado ao desporto, que antes de 2019 era gerido por uma estrutura do CONI.
O presidente do COI, Thomas Bach, que já foi informado do decreto aprovado hoje, escreveu duas cartas ao primeiro ministro italiano advertindo que as mudanças impostas não permitem que o CONI desempenhe plenamente as suas funções e opere de acordo com a carta olímpica.
Bach admitiu mesmo que a suposta interferência governamental poderia impedir os atletas do país competirem com os símbolos nacionais nos Jogos Olímpicos e ter influência na realização dos Jogos Olímpicos de Inverno2026, previstos para Milão e Cortina d'Ampezzo.
Jornalista Pedro Gonçalo Pinto responde aos leitores
Considerou não existir nenhuma base legal para uma suspensão por tempo indeterminado
Organismo apresentou "sugestões" para enquadrar o setor no programa
Segundo anunciou esta segunda-feira o Comité Olímpico de Portugal
Com efeito imediato, três meses após conquistar o seu primeiro título e nas vésperas de a Liga dos Campeões da Ásia arrancar
Pessoas que cuidavam de El Pibe estão a ser acusadas de negligência
Griselda Morel, psicóloga do filho mais novo de El Pibe, revela novos pormenores sobre os últimos dias do argentino
Des McAleenan foi encontrado morto em casa em Dublin
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.