Organismo, através do seu presidente, Vitor Pataco, prestou homenagem ao antigo presidente do Comité Olímpico de Portugal
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) recordou esta segunda-feira José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), falecido no domingo, como um "permanente lutador pela vida", destacando o seu "saber e elevação intelectual".
"José Manuel Constantino foi um permanente lutador pela vida, resistiu como ninguém, mas deixa-nos no final dos Jogos, coincidentemente, com o apagar da chama olímpica", ilustra o presidente, Vítor Pataco, numa mensagem divulgada no site oficial do IPDJ.
Relacionadas
O dirigente recorda o facto de ter trabalho com Constantino em diferentes contextos e ao longo de muitos anos, sublinhando o facto de ter "aprendido muito com o seu saber e elevação intelectual".
É elogiada a "marca indelével" que deixou no desporto português ao longo dos 11 anos em que liderou o COP, bem como no antigo Instituto do Desporto de Portugal que antecedeu o IPDJ, no qual os trabalhadores ainda em funções "recordam com apreço a sua liderança".
"Foi com profunda tristeza que tive conhecimento da morte de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, durante o decorrer da cerimónia de encerramento do Jogos Olímpicos de Paris, a que assistia no Estádio Olímpico, a seu convite", refere Vítor Pacato, que envia as "mais sentidas condolências" a quem lhe era próximo.
Também a Federação Portuguesa de Surf (FPS) emitiu uma mensagem de condolências nas suas redes sociais, considerando que "o Desporto em Portugal perde um dos seus maiores bastiões e defensores".
José Manuel Constantino, que presidia ao COP desde 26 de março de 2013, morreu no domingo, aos 74 anos, vítima de doença prolongada.
Liderou o organismo olímpico nas duas melhores missões de Portugal a Jogos, com a conquista de quatro medalhas em Tóquio'2020 e Paris'2024, depois da estreia no Rio'2016.
Antes, presidiu ao Instituto de Desporto de Portugal e à Confederação do Desporto de Portugal.
Autor de livros e artigos publicados sobre desporto, era considerado um dos grandes pensadores sobre o fenómeno em Portugal, algo que foi reconhecido com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, em 2016, e pela Universidade de Lisboa, em 2023.
Português esteve aquém do que era esperado na prova onde foi prata em Paris'2024
Líder do Mundial Oscar Piastri não vai além do oitavo tempo
Técnico assumiu a gratidão ao OC Barcelos, mas diz que as finais são para ganhar
Vitória no Dragão Arena por 108-88
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus