Jogos Surdolímpicos: Calor vai colocar Rui Rodrigues à prova na maratona

Atleta confiante apesar de esperar dificuldades acrescidas

Após dois dias de pausa, a delegação portuguesa volta hoje à ação através de Rui Rodrigues. O atleta vai competir na maratona e falou a Record sobre as expectativas para a prova, apontando como principal inimigo o forte calor que se faz sentir nesta região da Turquia: "Treinei muito nos últimos dias, sempre na hora do calor. Acho que vai custar, porque tenho visto o clima muito quente e a humidade é forte aqui. Vamos ver", começou por dizer o atleta da Associação Jorge Pina, que já sabe por onde vai passar a prova: "Ontem tive oportunidade de conhecer o percurso de autocarro. Ainda por cima passa pelo hotel onde estou, o que vai ser bom, é uma extra-motivação. Estou confiante".

Aos 34 anos, Rui Rodrigues vai competir pela primeira vez nuns Jogos Surdolímpicos, mas compara as dificuldades em termos de clima às que encontrou em 2016, na Bulgária: "É a minha primeira vez nos Jogos, mas estive no Mundial da Bulgária no ano passado. Foi mais ou menos nesta altura, e também com calor. Aqui há mais vento e prédios à volta, o que pode ajudar".

Em todo o caso, a meta está bem fixada por Rui: "Espero conseguir o meu objetivo final, que é acabar antes das três horas. Vou tentar seguir o grupo e alcançar a melhor classificação possível".

O início da prova está agendado para as 7h30, precisamente para evitar o grosso das altas temperaturas. A competição vai contar com 28 atletas, sendo que Rui Rodrigues apresenta-se em Samsun com um tempo de inscrição de 2 horas e 54 minutos.

Grupo conheceu a cidade na folga

A delegação portuguesa aproveitou o dia sem provas para conhecer melhor Samsun. Assim, o grupo visitou o museu da cidade e o famoso barco que transportou Atatürk, primeiro presidente da República da Turquia. Da parte da tarde, os elementos da missão lusa visitaram uma reserva natural protegida nos arredores da cidade, sempre em ambiente de boa disposição.

Por Luís Miroto Simões
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Modalidades

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.