Jogos Surdolímpicos: Rui Rodrigues não termina maratona

Calor e dores musculares afastaram português da meta

• Foto: IMAPRESS/CPP

Rui Rodrigues não terminou este sábado a maratona nos Jogos Surdolímpicos de Samsun. O atleta português, que entrava em prova com um tempo de inscrição de duas horas e 54 minutos, não resistiu às altas temperaturas e às dores musculares.

"O calor contribuiu para a minha fraqueza. Tentei, lutei até aos 25, 30 quilómetros. Parei quase aos 30, quando o calor já estava mesmo forte. Ainda não tinha parado. Estava muito bem, segui o que o treinador me disse, que era fazer o meu tempo e não me preocupar com nada. Consegui fazer até aos 25, 30 km mas, a partir daí, o gémeo começou a quebrar. Forcei um bocadinho mais para tentar chegar ao fim, mas vi que ainda faltava um bocado e já não tinha forças para acabar", referiu o atleta a Record, colocando já os olhos no futuro: "Agora segue-se, em princípio, o Europeu ou mesmo o Mundial. Vamos ver. Vou continuar a trabalhar para fazer melhor. Quero melhorar o meu tempo e baixar das três horas. Tenho 2h54 em Sevilha e quero fazer à volta de 2h50".

Por seu lado, Américo Ferreira, ‘Team Leader’, admitiu que o resultado esperado era outro: "A participação do Rui acaba por ser aquém da marca que ele trazia. As condições que encontrámos logo que chegámos a Samsun - embora as temperaturas rondassem os 30 graus, a sensação é sempre de mais 4 ou 5 - tornam-se muito dolorosas para uma maratona e é muito complicado para um atleta melhorar os seus resultados. É uma corrida que se faz, basicamente, para atingir o melhor lugar possível na classificação. Os resultados procuram-se mais nas provas comerciais, na primavera e inverno, maratonas que potenciam que o atleta possa ir tendo melhorias".

A prova foi ganha pelo queniano Daniel Kiptum, com 2:25:07. Seis dos 28 atletas, entre os quais Rui Rodrigues, não conseguiram chegar à meta.

Por Luís Miroto Simões
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Modalidades

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0