José de Sousa ascende à liderança da Ordem de Mérito ProTour de dardos

Português ultrapassou o inglês Joe Cullen no ranking

• Foto: Direitos reservados
O português José de Sousa ascendeu esta sexta-feira à liderança da Ordem de Mérito ProTour de dardos, após a atualização do ranking que se seguiu aos torneios da Super Series 5 do Players Championship 2021, em Coventry (Inglaterra).

O jogador natural da Azambuja conquistou 12.500 libras (cerca de 14.500 euros) ao atingir uma final (que perdeu por 8-7 frente a Chris Dobey), duas meias-finais e uma terceira eliminatória nos quatro torneios disputados na última semana e ultrapassou Joe Cullen na liderança do ranking.

O inglês ficou pela primeira eliminatória nos três primeiros dias da Super Series 5 e acabou por desistir do último torneio, permitindo a José de Sousa ascender, pela primeira vez, ao topo da tabela.

A Ordem de Mérito ProTour é o ranking mundial que mede as prestações dos jogadores nos eventos do Players Championhip e do European Tour da Professional Darts Corporation (PCD) ao longo dos últimos 12 meses.

É usada para determinar os cabeças de série dos eventos do Players Championship e do European Tour, além de qualificar diretamente para alguns dos torneios major da PDC, como é o caso do World Matchplay, que se disputará entre 15 e 25 de julho, em Blackpool.

José de Sousa, no entanto, já estava qualificado para o segundo maior torneio do calendário anual por ocupar o 10.º lugar da Ordem de Mérito PDC, ranking que mede as prestações nos torneios do circuito profissional ao longo dos últimos dois anos.

O português vai competir por parte de um prémio total de 700 mil libras (cerca de 815 mil euros), o maior prémio do circuito a seguir ao Campeonato do Mundo, num torneio que reserva 150 mil libras (perto de 175 mil euros) para o vencedor.

O sorteio da primeira ronda do World Matchplay, realizado esta sexta-feira, colocou no caminho de Sousa o 22.º classificado da Ordem de Mérito ProTour, Gabriel Clemens.

Após a primeira eliminatória, os emparelhamentos serão ditados pela classificação dos jogadores na Ordem de Mérito PDC.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Modalidades

Notícias

Notícias Mais Vistas