Ministro polaco do Desporto é o candidato europeu à presidência da AMA

Witold Banka foi oficialmente designado como candidato

• Foto: Getty Images

O ministro polaco do Desporto, Witold Banka, foi oficialmente designado como candidato europeu à presidência da Agência Mundial Antidopagem (AMA), anunciou esta quarta-feira o Conselho da Europa, órgão responsável pela nomeação.

"O comité de ministros do Conselho da Europa nomeou-me hoje, por unanimidade, candidato oficial europeu para o cargo de presidente" da AMA, escreveu no Twitter Banka, de 34 anos, ex-atleta especialista em 400 metros.

Banka propõe, entre outras coisas, criar um fundo de solidariedade independente da AMA, apoiado por patrocinadores, federações desportivas e governos, para fortalecer os sistemas antidoping nos países onde eles são mais fracos.

O candidato europeu também defende o desenvolvimento de laboratórios credenciados pela AMA para reequilibrar a sua distribuição geográfica, por enquanto muito concentrados na Europa, e promete tornar os controlos mais baratos e mais numerosos.

De acordo com fontes citadas pela agência de notícias francesa AFP num primeiro crivo do processo europeu de candidatura, em janeiro, o polaco obteve 28 votos, contra 16 da ministra norueguesa da Infância e da Igualdade, Linda Helleland, e cinco do ministro belga do Desporto, Philippe Muyters.

Banka deverá competir, pelo menos - uma vez que o processo de admissão de candidatos ainda decorre -, com o dominicano Marco Diaz, membro do atual Comité Executivo da AMA.

O sucessor do britânico Craig Reedie, presidente da AMA, órgão que opera num regime de presidência rotativa entre representantes do movimento olímpico e dos países membros, deverá ser escolhido em maio.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Modalidades

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0