Parque de Feiras e Exposições de Beja recebe INATEL Longevidade+

Iniciativa decorre até domingo

Seguir Autor:

A carregar o vídeo ...
Longevidade + Inatel Beja
Adicione como fonte preferencial no Google

O segundo encontro da iniciativa INATEL Longevidade+ começou esta sexta-feira, no âmbito da edição deste ano da RuralBeja, que decorre de 2 a 5 de outubro, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

De acordo com a Fundação INATEL, esta iniciativa "pretende reforçar a importância do envelhecimento ativo e saudável e proporcionar momentos de participação, convívio e bem-estar à população com 55 ou mais anos". Trata-se de um programa com a duração de três anos que se realiza até 2028.

Desporto e atividade física, cultura, inclusão digital, estimulação cognitiva, saúde e bem-estar, tradições locais e participação social são as atividades previstas, de forma gratuita. A vice-presidente da Fundação INATEL, Eduarda Marques, explica que "a festa da Longevidade no âmbito do Eixo 1 é algo que está a acontecer a nível nacional, em eventos locais e regionais promovidos pelos [nossos] centros de cultura e desporto".

"Estamos aqui em Beja, que é um território que tem uma população muito envelhecida e, portanto, é para nós simbólico fazer aqui esta festa no distrito de Beja, envolvendo também toda a população dos municípios envolventes ao de Beja", salientou a dirigente, frisando: "O que nós vamos ter aqui, tal como o próprio nome diz, é um lugar de encontro e onde as pessoas, de todas as idades, vão ter a oportunidade de viverem e terem o contacto com os jogos tradicionais. Vamos ter workshops relacionados com a nutrição, a saúde, o bem-estar, a área da psicologia, entre outras. São atividades importantes para as pessoas estarem informadas sobre os mais variados assuntos e que são fundamentais para promover uma vida mais lôngeva."

O Eixo 2 realiza-se desde o dia 20 de setembro em unidades hoteleiras no Centro e Norte do País, num total de seis dias e cinco noites. "São experiências imersivas para criação de memórias. O que lá está a acontecer é indiscritível, a alegria das pessoas. Uma senhora que entrou nesta experiência disse-me que entrou de canadianas e saiu feliz sem as canadianas. Porque o facto de conviver, de visitar locais históricos e importantes e de ouvir falar sobre alimentação saudável, nutrição e exercícios físicos que podem ser praticados é fundamental para que saia daqui outra pessoa", sublinhou Eduarda Marques.

O terceiro encontro da iniciativa INATEL Longevidade+ tem lugar, no Norte do País, em Guimarães, no dia 28 de novembro.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Modalidades Notícias
Notícias Mais Vistas