Competição para atletas com deficiência intelectual.
Lenine Cunha, no triplo salto, Sandro Baessa, nos 1.500 metros, e Igor Oliveira, nos 100 metros, sagraram-se este domingo, em Brisbane, campeões mundiais Virtus, competição para atletas com deficiência intelectual.
Portugal fechou o segundo dia de competição com uma equipa na categoria T20 (atletas de pista) e arrecadou três ouros e duas pratas.
Lenine Cunha foi duplamente medalhado, ao ser campeão mundial no triplo salto com a marca de 12,97 metros, e ao conquistar a medalha de prata no heptatlo, prova na qual terminou em segundo lugar, com 3.229 pontos.
Na final de 1.500 metros, Sandro Baessa garantiu o ouro com a marca de 03.59,52 minutos, numa distância em que Cristiano Pereira foi oitavo, com 04.18,54.
Igor Oliveira, que era o grande favorito nos 100 metros, confirmou o estatuto, com 10,92 segundos, à frente do australiano Sammy Muamba (10,94) e do japonês Kuma Watanabe (10,95).
A segunda prata para Portugal, além da de Lenine cunha, foi conquistada por Carina Paim, que correu os 400 metros em 58,86 segundos, atrás da indiana Deepthi Jeevanji (55,92).
No sábado, a delegação lusa já tinha subido ao pódio, com o título mundial de Ana Filipe no triplo salto.
Este Campeonato do Mundo Virtus está a decorrer em Brisbane, nas instalações do Queensland Sport and Athletics Centre (QSAC), instalações que serão a pista de treino para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Brisbane 2032.
Diogo Brites (+100 kg) também subiu ao pódio, com uma medalha de bronze
Na disciplina 'beach sprint', que será olímpica em Los Angeles'2028
Norte-americana em destaque na Taça do Mundo de Carmel
Seleção masculina e feminino vencem na jornada inaugural na Croácia
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos