Ex-presidente da FPF formaliza esta quinta-feira a entrega da sua candidatura
A campeã olímpica Rosa Mota e o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, vão integrar a Comissão Executiva de Fernando Gomes no Comité Olímpico de Portugal (COP) caso este seja eleito, foi hoje anunciado.
Campeã olímpica da maratona em Seul 1988 e bronze quatro anos antes, em Los Angeles, Rosa Mota foi vice-presidente do COP nos dois primeiros mandatos de José Manuel Constantino, que presidiu ao organismo desde 2013 até à sua morte, em agosto de 2024.
Fernando Gomes escolheu Leandro Silva como presidente do Conselho Fiscal - o atual presidente da Assembleia Geral da federação de triatlo manterá, assim, a função que exerceu nos últimos mandatos sob a liderança de Constantino - e Tiago Brandão Rodrigues como presidente da Comissão de Ética, naquele que será o regresso do ex-ministro da Educação ao COP, depois de ter sido Adido da Missão Portuguesa a Londres 2012.
"Estas escolhas reforçam o meu compromisso em reunir as melhores competências para impulsionar o movimento olímpico, combinando a inspiração e a notoriedade mundial da nossa campeã olímpica Rosa Mota; a capacidade de Domingos Castro, que participou ao mais alto nível em quatro Jogos Olímpicos; o conhecimento financeiro e de gestão de Leandro Silva; e a experiência que só alguém que esteve nos bastidores olímpicos e já tutelou o Desporto, como Tiago Brandão Rodrigues, pode oferecer", enalteceu.
Em comunicado, o antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nota que "estes reconhecidos profissionais", juntamente com outros que serão conhecidos na quinta-feira, quando formalizar a entrega da sua lista, "constituem uma equipa credível, experiente e de confiança para colocar sempre os atletas no centro das decisões, ajudar as federações a crescerem e transformar o COP num exemplo de excelência".
Fernando Gomes já tinha revelado que a atual presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, Diana Gomes, será secretária-geral do organismo caso seja eleito.
A formalização da entrega da candidatura à Comissão Eleitoral será feita na quinta-feira, pelas 16:30, na sede do COP, em Lisboa, pelo próprio Fernando Gomes e pela mandatária Ana Figueiredo.
Os dois entregarão a Vasco Lynce a composição integral da lista e as subscrições de todas as federações olímpicas que já formalizaram o apoio à candidatura.
Fernando Gomes é um dos três candidatos anunciados à presidência do COP, juntamente com os antigos secretários de Estado do Desporto Laurentino Dias e Alexandre Mestre.
As eleições marcadas para 19 de março vão eleger o sucessor de Artur Lopes, que assumiu a presidência do COP após a morte de José Manuel Constantino em agosto passado.
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Decisão marca para domingo em Roterdão
Minhotos vencem por 82-81 nos oitavos de final
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam