O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) pretende superar os 2,5 milhões de participantes na 9.ª edição Semana Europeia do Desporto, entre sábado e 30 de setembro, afirmou esta terça-feira o presidente Vítor Pataco.
"Espero que consigamos ultrapassar o que tem sido um progressivo envolvimento da população portuguesa. São mais de duas mil atividades, em mais de 170 municípios. No ano passado tivemos mais de 2,5 milhões de pessoas e a nossa expectativa é que esta edição dê um passo adicional no sentido de tornar a atividade física habitual", explicou o responsável.
A partir de sábado, esta iniciativa vai estender-se pelo país, através de ações de promoção de atividades físicas, com dias dedicados à bicicleta, aos desportos náuticos, urbanos, sénior, ao desporto em casa e na escola, entre outras permanentes, em ginásios e de promoção da mobilidade ativa e ciclável.
Viana do Castelo, cidade europeia do desporto de 2023, vai acolher as cerimónias de abertura e encerramento da iniciativa que volta a apostar no slogan #beactive, contando, na sua promoção, com cerca de 30 embaixadores, entre os quais os medalhados olímpicos Francis Obikwelu, Emanuel Silva e Nuno Delgado.
"A semana europeia do desporto tem contrariado a imagem não muito positiva de Portugal do ponto de vista da sua população fisicamente ativa, nos quais o país tem números preocupantes. O nosso objetivo é fazer com que as pessoas possam fazer destas uma atividade permanente", concluiu Vítor Pataco.
A adaptação marca uma 'revolução' no que tem sido o padrão dos principais prémios do organismo mundial do atletismo
O antigo vice-campeão nacional amador, pouco jogou em três anos, devido aos estudos universitários, mas quer voltar
Norberto Alves diz que a sua equipa tem de jogar nos limites contra turcos que receberam dois reforços
Jogo organizado pela plataforma de streaming será disputado e transmitido a 3 de março de 2024
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Emblema turco anunciou medidas drásticas em comunicado esta segunda-feira
O que era suposto ser uma partida entre amigos, virou campo de batalha...
Jorge Gómez, de 42 anos, é acusado de abusar das atletas no seu apartamento