Ex-tenista esteve em Lisboa e comentou as mudanças que a Inteligência Artifical trouxe ao ténis
Arrancou esta segunda-feira a edição 2025 da Web Summit, em Lisboa. Maria Sharapova, antiga tenista russa e ex-número mundial do circuito WTA, foi o grande destaque do primeiro dia do evento.
Sharapova, vencedora de cinco Grand Slams, marcou presença no painel "Smarter Plays: How AI is Changing the Game”, abordando a forma como a Inteligência Artificial está a mudar o ténis.
Na sua intervenção, a russa, hoje com 39 anos, explicou os pontos positivos que a IA trouxe. "O que demorava horas na preparação, na análise ao jogo, agora demora minutos. Antes, o meu treinador perdia muito tempo a juntar um clip de dois minutos sobre o que deveria melhorar. Agora, os treinadores fazem tudo isso em apenas alguns minutos com a ajuda destas ferramentas."
Sharapova, que terminou a carreira em 2020 com uma percentagem de vitórias de 79%, defende que um atleta de alta competição vai ser melhor "quanto melhor informação tiver ao seu dispor" e que hoje em dia utiliza estas ferramentas quase diariamente. "Quando tive o meu filho, por exemplo, a IA foi importante para eu saber mais sobre certas doenças, sobre certos alimentos. Utilizo em quase tudo hoje."
A russa acredita, também, que a Inteligência Artificial vai ajudar os atletas a prolongarem as suas carreiras profissionais. "Nomeadamente nas mulheres. Em termos de preparação, na recuperação dos jogos, está tudo mais evoluído. Todos adoraríamos ver os nossos ídolos durante mais tempo", afirmou no primeiro painel do evento, que contou com a presença de Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, Gonçalo Matias, Ministro Adjunto e da Reforma do Estado, bem como de Paddy Cosgrave, co-fundador da Web Summit, no Palco principal do evento.
Sharapova mostrou-se, ainda, rendida a Lisboa. "Que arena fantástica! Acho que a última vez que tinha estado num estádio assim foi no US Open", ela que nas redes sociais publicou uma série de fotografias na capital portuguesa, uma delas com a seguinte legenda: "Eu amo Lisboa".
A Web Summit arrancou esta segunda-feira e decorre até quinta-feira, em Lisboa. Esta é a décima edição na capital do nosso país, que vai receber a conferência sobre tecnologia até 2028. Em 2025 são esperados mais de 70 mil participantes, mais de 2500 "startups" e mais de mil investidores.
Empreitada terá financiamento da União Europeia
Italiano derrotou o canadiano em apenas dois sets
Segundo dia da competição em Turim abalado por tragédia
Ex-tenista esteve em Lisboa e comentou as mudanças que a Inteligência Artifical trouxe ao ténis
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Avançado do Fulham fez vídeo enigmático nas redes sociais. Mais tarde, disse ter feito apenas "um olhar"
Conquistou, novamente, a Bota de Ouro no México e tornou-se o primeiro jogador na história do Toluca a conseguir este feito três vezes consecutivas
Antigo técnico do Gil Vicente 'inventou-o' como ponta-de-lança... em Barcelos