Sporting Summit: Ir à descoberta de novos talentos

O tema “Da formação ao alto rendimento” animou a mesa-redonda no segundo dia em Alvalade

• Foto: Fernando Ferreira 

Sabem como foi chamado à Seleção Nacional de voleibol um jogador de 2,11 metros que aos 17 anos ainda não tinha praticado desporto? A pergunta foi levantada por Hugo Silva, técnico de voleibol do Sporting e selecionador nacional, e serviu de mote para tornar o debate ainda animado em redor do tema ‘Da formação ao Alto Rendimento’, que ocupou a mesa-redonda do segundo dia do Sporting Summit, em Alvalade.

Pois bem. Quando Hugo Silva estava a dirigir uma ação de formação no Porto, o prof. Rui Pinto foi pedir-lhe um conselho. "Será que pode observar um jogador que tem 2,11 metros, mas que não tem muito jeito?". Hugo Silva ripostou de imediato: "Claro que sim. Vi que o rapaz tinha alguma dificuldade em coordenar movimentos, mas com aquela altura podia dar imenso jeito", referiu.

A verdade, porém, é que com o tempo o tal rapaz, Nuno Teixeira de seu nome, mostrou algumas qualidades e passou a integrar os treinos do Vólei Clube de Viana. A dedicação foi tanta que, esta temporada, Hugo Silva deu-lhe uma oportunidade e convocou-o para um estágio da Seleção Nacional.

Este episódio, a par de outros, revela como se conseguem ultrapassar determinadas barreiras desde a etapa da formação até se chegar ao alto rendimento. O debate, que juntou os técnicos Nuno Dias (futsal), Hugo Silva (voleibol), Hugo Canela (andebol), Luís Magalhães (basquetebol) e Paulo Freitas (hóquei em patins) foi enriquecedor pelas mensagens transmitidas ao longo de duas horas no Auditório Artur Agostinho.

Brincar na rua

Os técnicos foram unânimes em considerar que os jovens na sua formação devem ter uma experiência vasta em vários desportos e só mais tarde é que devem ser direcionados para a modalidade de que mais gostam. "O brincar na rua, subir às árvores, fazer corridas de estafetas ocupa os jovens, que estão mais motivados por estarem entre amigos. Além disso, conseguem adquirir uma linguagem motora que lhes será muito útil no futuro", disse Luís Magalhães. "Fui técnico num clube de basquetebol em que os pais enchiam as bancadas para ver os treinos dos filhos. Hoje, até há menos pessoas a assistir aos jogos do que nos treinos nessa altura", sustentou Magalhães.

Último dia

Hoje tem lugar então o último dia do Sporting Summit, com um vasto programa que só terminará ao princípio da noite com a realização da cerimónia de encerramento, presidida por Frederico Varandas, e acompanhado por José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal.

Mas antes disso a agenda é preenchida com diversos temas, entre ele ‘Atletismo, Modalidade Individual de Impacto Técnico-Condicional Universal’, a cargo de Carlos Silva, diretor técnico do Sporting, ou o ‘Modelo de Jogo’ sob a perspetiva do técnico de hóquei em patins, Paulo Freitas.

A mesa-redonda do último dia é subordinada ao tema ‘Alto Rendimento’, com intervenções de Carlos Silva, Paulo Freitas, Rui Gama e Tiago Duarte.

NA 1.ª PESSOA

"Ser treinador é um verdadeiro artesão que tem de moldar os jogadores, crescer com eles e gerir as expectativas"
HUGO SILVA, treinador de voleibol do Sporting

"O Pedro Gil, com 39 anos, tem a mesma paixão que um miúdo de 19. O que me interessa é o rendimento do jogador" PAULO FREITAS, treinador de hóquei em patins do Sporting

"Hoje os jovens vão para os ATL e deixam de fazer aquilo que é essencial: jogar basquetebol pelo simples prazer. Assim, é difícil encontrar talentos"
LUÍS MAGALHÃES, treinador de basquetebol do Sporting

"Nunca lancei tantos jovens jogadores da formação como este ano na Liga dos Campeões"
HUGO CANELA, treinador de andebol do Sporting

"Os troféus são uma exigência num clube como o Sporting e não é fácil manter os patamares sempre elevados"
NUNO DIAS, treinador de futsal do Sporting

Por Norberto Santos
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Modalidades

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.