Stanislav Pozdiakov é o novo presidente do Comité Olímpico da Rússia

Antigo campeão de esgrima eleito esta terça-feira

• Foto: Reuters

Stanislav Pozdniakov, antigo campeão de esgrima, foi eleito esta terça-feira presidente do Comité Olímpico da Rússia (ROC) e prometeu de imediato "medidas concretas" para restaurar a "confiança" abalada pelo escândalo de dopagem institucionalizada.

Três vezes campeão olímpico, como individual e por equipas nos Jogos de Atlanta1996 e por equipas nos jogos de Sydney'2000, Pozdniakov liderou recentemente a delegação dos 'Atletas Olímpicos da Rússia', nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, e quer agora colocar a Rússia de pleno direito no movimento olímpico.

Contra Pozdniakov apenas se apresentou outro candidato, Alexandr Popov, antigo campeão de natação, com a votação final a ser um claro 214-56.

A esgrima passa a estar representada ao mais alto nível no desporto russo, já que o atual ministro dos Desportos, Pavel Kolobkov, também praticou a modalidade ao mais alto nível.

"O regresso da confiança no nosso desporto depende de medidas concretas. Tudo se vai desenvolver sob a égide do Comité Olímpico Internacional", disse Pozdniakov. "Daremos a maior atenção ao regresso da confiança no nosso desporto. A participação nos Jogos da nossa seleção está nas nossas prioridades".

Devido a um vasto escândalo de doping, revelado há três anos, o ROC acabou por ser suspenso em dezembro passado e só atletas considerados 'limpos', avalizados pelo COI, foram autorizados a competir em Pyeongchang.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Modalidades

Notícias

Notícias Mais Vistas