Superbowl à portuguesa decide hoje campeão de Futebol Americano

Lisboa Navigators e Lisboa Devils defrontam-se em Benfica, a partir das 16h00

Chegou o dia das decisões: Lisboa Navigators e Lisboa Devils disputam hoje a o título nacional de futebol americano, jogo que chega num momento que marca nova etapa no crescimento da modalidade em Portugal. A partida disputa-se no Estádio Francisco Lázaro, em Benfica, com entrada livre, e o 'kick-off' está marcado para as 16.00 horas.

De um lado estão os históricos Navigators, equipa que conquistou as seis primeiras edições da prova, e desde então não voltou a chegar ao jogo decisivo. Do outro, os Devils, três vezes campeões nacionais e que apesar de irem disputarem a quarta-final consecutiva não ganham a Liga desde 2019. Para chegarem à final, os Navigators superaram nas meias finais os Braga Warriors, enquanto os Devils venceram, no Porto, os Salgueiros Renegades. Este ano, as duas equipas cruzaram-se na fase regular, com a vitória a sorrir aos Navigators por 18-13.

"Na época regular ganhámos aos dois finalistas do ano passado em dois bons jogos. No entanto, tal não quer dizer que não tenhamos cometido alguns erros. Mas a verdade é que época regular é uma coisa e playoffs é outra, mais ainda uma final. Se formos pelo resultado da época regular somos favoritos, se formos por aquilo que as pessoas e os comentadores dizem não somos", diz Tiago Ladeira, quarterback dos Navigators, destacando o facto de este ano o segredo para o sucesso ser o maior compromisso dos jogadores com a equipa: "a única coisa que mudou foi a assiduidade da equipa aos treinos, uma vez que conseguimos ter o dobro da assiduidade por treino. O resto tem sido um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos, quer seja pelo facto de termos adquirido a experiência necessária, quer tenha sido pela diferença que os novos jogadores fazem".

Bernardo Solipa, quarterback dos Devils, reconhece que esta época tem sido de altos e baixos, mas parte confiante para a partida decisiva: "A nossa confiança não depende do que aconteceu na época regular.  Não podemos alterar o que se passou, mas podemos e vamos corrigir os erros. Perdemos com os Navs, mas hoje nem nós somos a mesma equipa que eramos quando os defrontamos, nem eles são a mesma equipa que eram. Dizê-lo seria negligenciar a evolução das próprias equipas ao longo da época".

O Futebol Americano está em crescimento em Portugal, e num momento de mudança: há eleições marcadas para 29 de junho para a Federação Portuguesa, e duas listas avançam para suceder a Rui Pedro Soares, antigo presidente da Federação e líder da equipa de futebol profissional B-SAD. Uma das listas é liderada por Pedro Esteves e outra por Vasco Sousa, nomes bem conhecidos do panorama do Futebol Americano em Portugal.

Autor: André Lourenço, jogador de Futebol Americano e estudante de Comunicação Social

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Modalidades Notícias
Notícias Mais Vistas