Record

Voleibol: Sp. Espinho e Castelo disputam Supertaça

EM MOLDES DIFERENTES E JÁ COM A ADOPÇÃO DAS NOVAS REGRAS

SP. ESPINHO, detentor dos três títulos da última época, e Castelo da Maia, finalista das provas disputadas, discutem sábado a Supertaça masculina, a partir das 16 horas, no Pavilhão do Esmoriz.

Aguarda-se um bom espectáculo, proporcionado pelas duas formações que mais investiram nos planteis, vencedoras dos torneios de pré-temporada de Esmoriz (O Sp. Espinho) e Matosinhos (o Castelo da Maia): um ”aperitivo” para o início da Divisão A1, dentro de uma semana.

NOVAS REGRAS

Na primeira prova da temporada, a novidade passa pela disputa de um só jogo. O sistema, utilizado nos últimos dois anos, de disputa por quatro equipas, tinha interesse competitivo duvidoso e implicava dois dias de competição, aumentando a despesa e dificultando os patrocínios, e a alteração introduzida pela FPV parece reunir consenso, nomeadamente entre os técnicos finalistas da Supertaça, o espinhense Ilídio Ramos – ”Concordo, um só jogo coloca frente a frente as equipas vencedoras ou finalistas das duas provas mais importantes d calendário” – e o maiato Francisco Fidalgo: ”É o modelo certo. Não tinha lógica a disputa por quatro equipas, há mais coerência com a finalíssima.” Também as novas regras , introduzidas pela FIVB em Setembro, começam a ser aplicadas sábado: o jogo continua mesmo que a bola toque na rede no serviço, desde que passe para o campo adversário, o toque na rede não é considerado falta, excepto quando o jogador a toca na acção de jogar a bola ou interfere no jogo, e os intervalos entre os ”sets” têm três minutos de duração, podendo o intervalo entre o segundo e o terceiro parcial ter uma duração de dez minutos.

SUPERTAÇA FEMININA

Entretanto, Castelo da Maia e Boavista disputam entre si, domingo, também pelas 16 horas, no Pavilhão de Stª Maria Maior, em Viana do Castelo, a Supertaça feminina, com o favoritismo a pertencer às experientes maiatas.

LUÍS RIBEIRO

Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Modalidades

Notícias

Notícias Mais Vistas